Algarve: Bispo incentiva jovens a responderem ao questionário do Sínodo dos Bispos 2018

D. Manuel Quintas acompanhou Jornada Diocesana da Juventude

Faro, 11 abr 2017 (Ecclesia) – O bispo do Algarve disse aos jovens que é a partir das suas “interrogações, propostas e questões” que a Igreja Católica vai “dar orientações” para este setor e convidou-os a responder ao questionário do próximo Sínodo dos Bispos.

“Não deixeis que sejam outros a responder em vosso nome. Respondei vós e aderi vós também a este modo novo de consulta e de expressão, exprimindo assim a consciência de Igreja que todos nós somos e que todos nós constituímos”, pediu na eucaristia da Jornada Diocesana da Juventude, realizada em Olhão.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, D. Manuel Quintas pediu aos jovens que não se esqueçam de “participar ativamente nas consultas online” preparatórias do Sínodo dos Bispos 2018

“É a partir das vossas interrogações, propostas e questões que depois a Igreja procurará dar orientações mais concretas, mais realistas à vossa própria realidade e situação concreta”, observou o bispo do Algarve, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O Vaticano divulgou no dia 13 de janeiro o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, que vai se realizar em outubro de 2018.

Os apelos e incentivos de D. Manuel Quintas foram feitos na Eucaristia da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), no dia 8 de abril, em Olhão, promovida no contexto da 32.ª Jornada Mundial da Juventude, pelo Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve.

No final da Missa a cruz da JDJ à paróquia de São Bartolomeu de Messines que vai receber este encontro em 2018.

Ainda neste dia, os jovens foram divididos em dois grupos para a realização de jogos de pistas, um na baixa da cidade, para a realização do ‘Circuito das Lendas’, e outro no Parque Natural da Ria Formosa onde observaram aves selvagens e assistiram à libertação de uma cegonha tratada pelo Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

Foram 482 jovens católicos algarvios que aderiram à JDJ que começou de véspera, na sexta-feira dia 7 de abril, com a chegada à Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes onde ficaram acantonados.

Do programa destaca-se a abertura da JDJ no Jardim Pescador Olhanense onde assistiram ao concerto da Banda São Sebastião, de Meãs do Campo, Distrito de Coimbra.

“Todos sabemos como é que nasceu este encontro. Se hoje estamos aqui, todos juntos, é porque alguém um dia sonhou a necessidade de os jovens estarem reunidos com um único motivo: Louvarmos o nosso Deus”, disse o assistente do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil, o padre Nelson Rodrigues, destacando que o “segredo” para umas jornadas felizes seria “entregar o coração”.

Depois do concerto os jovens regressaram à escola secundária para uma vigília de oração com a imagem de Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo Sacramento, onde vários padres e o bispo diocesano estiveram disponíveis para o Sacramento da Confissão.

“Diante de Jesus podemos mostrar-nos tal e qual somos. Somos este povo, pecadores, mas não paralisados, pecadores rumo à santidade”, assinalou o padre Nelson Rodrigues no início da vigília que terminou pelas 03h30 de sábado, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top