Algarve: Bispo incentiva a viver mistério Pascal para além da «simples contemplação»

Faro, 01 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve pediu que a Semana Santa seja vivida para além do que a “simples contemplação” do que Jesus passou e os cristãos são chamados a “entrar no próprio mistério pascal”, numa cerimónia na Sé.

“Não podemos deter-nos apenas na recordação dos acontecimentos dos últimos dias da vida humana de Jesus, narrados e representados de tantos modos, através de diversas formas que a piedade popular consagrou ao longo do tempo. Não podemos ficar apenas na participação quase exterior desses atos de piedade referentes à vida de Jesus, evocando os últimos dias da sua vida”, disse D. Manuel Quintas, na Eucaristia de Domingo de Ramos.

A celebração começou junto à igreja da Misericórdia, com a bênção dos ramos, e seguiu em procissão para a Sé do Algarve onde o prelado explicou que foi para realizar o mistério pascal – morte e ressurreição – que Jesus “entrou na sua cidade de Jerusalém”.

O bispo diocesano destacou que Cristo na montada de um jumento dá sinal que é um “rei diferente” e vem “inaugurar um reino diferente” de “paz, serviço, humildade, doação e entrega aos outros”.

“A nossa vida, enquanto participantes da sua realeza, adquire sentido pleno quando se transforma em serviço aos outros”, assinalou D. Manuel Quintas.

Neste contexto, indicou que a liturgia desta semana mostra o caminho de Cristo que “deve ser o caminho” dos cristãos: “Humildade, desprendimento e dom da vida.”

“Que tudo aquilo que nos preparamos para celebrar ao longo desta semana, possa ajudar-nos a ser verdadeiros discípulos de Cristo”, desejou.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top