Algarve: Bispo evoca entrada de Jesus em Jerusalém com «sentimentos de alguém que quer construir um mundo diferente»

D. Manuel Quintas desejou que Semana Santa «seja uma oportunidade de crescimento na fé, de adesão à pessoa de Cristo»

Foto: Folha do Domingo/Samuel Mendonça

Faro, 14 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Algarve disse que Jesus “quer construir um mundo diferente, um mundo de paz e não de guerra”, este domingo, na celebração de Ramos, que deu início à Semana Santa, na Sé de Faro.

“Veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida e é isso que nós vamos celebrar esta semana”, disse D. Manuel Quintas, na homilia da Eucaristia que presidiu na Sé, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

A partir da liturgia de Domingo de Ramos, o bispo do Algarve assinalou que Jesus “entra montado num jumentinho” em Jerusalém, e não ia “com sentimentos de guerra, exigir um trono”.

“Vem com sentimentos de alguém que quer construir um mundo diferente, um mundo de paz e não de guerra, um mundo onde há lugar para todos, um mundo onde o amor, o perdão, a bondade seja lei”, realçou.

D. Manuel Quintas explicou que a liturgia da Igreja na Semana Santa, que começou este domingo, “não se dirige propriamente a provocar a emoção e comoção”, mas a tornar “mais profunda e bem alicerçada” a fé.

“O caminho percorrido por Cristo, que celebramos de modo particular nesta semana, deve ser o nosso caminho. Que cada dia desta semana, e quanto celebramos, possa servir-nos de estímulo e apoio no seguimento e na identificação com Cristo”, desenvolveu.

A Igreja Católica iniciou, com a celebração dos Ramos, a Semana Santa, momento central do ano litúrgico, que recorda os dias da prisão, julgamento e execução de Jesus, culminando com a Páscoa, que assinala a ressurreição de Cristo, a mais importante festa do calendário católico.

“Que esta semana seja para todos uma oportunidade de crescimento na fé, de adesão à pessoa de Cristo e, sobretudo, de nos redescobrirmos mais uma vez como seus discípulos chamados anunciar o Evangelho, chamados a anunciá-lo a Ele como Cristo vivo e ressuscitado”, disse D. Manuel Quintas.

“Devemos deixar-nos envolver e entrar no próprio mistério pascal para também nós morrermos e ressuscitarmos com Cristo.”

No contexto do Ano Santo 2025, o bispo do Algarve pediu que façam da Semana Santa “um tempo privilegiado de celebração e vivência do Ano Jubilar como peregrinos de esperança”.

“Peregrinar significa percorrer um caminho, não só com os olhos e os pés, do ponto de vista geográfico, mas sobretudo com o coração”, desenvolveu D. Manuel Quintas, lê-se no jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

A procissão dos ramos começou na igreja da Misericórdia, onde foram benzidos dos ramos, e terminou na Sé de Faro.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top