Algarve: Bispo enviou família e jovem do Caminho Neocatecumenal em missão

«Que este testemunho nos inquiete, nos desperte e nos faça a todos missionários», disse D. Manuel Quintas

Faro, 31 mai 2016 (Ecclesia) – O bispo do Algarve enviou em missão uma jovem e um casal do Caminho Neocatecumenal respetivamente para o Vietname, na Ásia, e para a Suíça “por um período indeterminado”.

“Que este envio possa ajudar-nos a sair em missão para longe. Cristo chama não só os novos, ou os casais jovens, mas também os de outras idades. Que este testemunho nos inquiete, nos desperte e nos faça a todos missionários. Vamos acompanhar-vos nesta vossa missão e gostaríamos muito de sair enriquecidos pela vossa experiência e testemunho”, assinalou D. Manuel Quintas.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, em informação enviada à Agência ECCLESIA, explica que Nuno e Alexandra Costa, com os dois filhos, vão partir para a cidade suíça de Lausanne por um período de tempo indeterminado, em princípio em setembro.

Esta família foi enviada por D. Manuel Quintas na Eucaristia do Jubileu das Famílias, no dia 21 de maio, na Sé de Faro.

O casal, que pertence à segunda comunidade do Caminho Neocatecumenal da Paróquia da matriz de Portimão, explica que a missão na Suíça vai “manifestar no quotidiano o amor de Jesus Cristo”.

“Depois de nos descobrirmos a nós próprios na comunidade, começámos a perceber aquilo que é o amor de Deus manifestado no outro. E isto não se pode esconder, é uma coisa que tem de ser anunciada. Não posso deixar de ir porque é algo inquietante”, disse Nuno Costa.

Segundo o mesmo casal, a vontade de partir surgiu num encontro em Cádiz (Espanha) com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal onde houve um chamamento de famílias que estivessem disponíveis para a missionação.

“Deus chamou-nos e preparou-nos também para isto. Não há nenhum casal que vá em missão se não tiver maturidade suficiente. Quando alguém está em missão vê claramente Deus em todos os acontecimentos”, destacou Nuno Costa.

D. Manuel Quintas observou que quem parte em missão é sempre “peregrino e discípulo” porque “tem constantemente de perscrutar a voz d’Aquele cuja mensagem anuncia”.

“Quem vai em missão nunca regressa com o coração vazio, regressa sempre com o coração cheio do que viu, ouviu, contemplou, partilhou e experimentou”, acrescentou o bispo do Algarve no rito de envio que é composto por cântico, oração, entrega da cruz pelo prelado e profissão de fé dos presentes.

Nuno é enfermeiro e Alexandra Costa é assistente dentária e ambos deixaram os empregos para irem em missão para a Suíça integrados num grupo de cerca de 12 pessoas, formado ainda por um padre, dois casais e uma leiga consagrada, todos italianos, um casal espanhol e por uma leiga consagrada brasileira.

Por sua vez, a jovem Inês Ricardo, de 23 anos, vai partir em agosto para o Vietname “por um período indeterminado” mas antes participa na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polónia, entre 25 a 31 de julho, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.

A jovem de Olhão, que ainda não sabe qual o trabalho que irá realizar, vai integrar um grupo de várias nacionalidades do Caminho Neocatecumenal que já está no país do sudoeste asiático.

Inês Ricardo pertence à Paróquia da Conceição de Faro e foi enviada numa Eucaristia presidida por D. Manuel Quintas no dia 14.

A missionária tem um mestrado na área da contabilidade e da fiscalidade está a frequentar uma pós-graduação em Turismo.

O Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como um itinerário de formação católica válido para a sociedade e para os dias de hoje.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR