Faro, 06 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai estar com os jovens e presidir à Eucaristia da Jornada Diocesana da Juventude, que decorre a 23 e 24 de março, em São Bartolomeu de Messines, no Concelho de Silves.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o gabinete de informação da Diocese do Algarve adianta que a abertura oficial da jornada é pelas 21h00 com um concerto.
Depois o convite à Oração e à Adoração do Santíssimo Sacramento numa vigília com diversos sacerdotes disponíveis para o Sacramento da Reconciliação (Confissão).
A jornada que “reúne todos os jovens católicos algarvios” realiza-se em regime de acantonamento na Escola EB 2.3 de São Bartolomeu de Messines e começa a receber os participantes a partir das 18h00, do dia 23.
O segundo dia de encontro começa com a oração da manhã, pelas 08h30, depois os jovens fazem uma caminhada pela cidade e, pelas 15h00, o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, preside à Eucaristia no Jardim Municipal.
A jornada diocesana tem como tema ‘Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus’ (Lc 1, 30), uma escolha relacionada com o convite que o Papa Francisco fez aos jovens de refletirem sobre a figura de Nossa Senhora até à Jornada Mundial da Juventude no Panamá, entre 22 e 26 de janeiro de 2019.
O gabinete de Informação do Algarve informa que as inscrições devem ser feitas pelos vários animadores e responsáveis de grupos de jovens até ao dia 19 de março.
O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude algarvio no seu sítio na internet divulga mais informações sobre o encontro e na rede social Facebook está a apresentar desafios até à Jornada Diocesana, nos dias 23 e 24 de março.
O Papa Francisco escreveu palavras de esperança contra o medo e de superação da obsessão dos ‘like’ nas redes sociais, na mensagem para a 33.ª Jornada Mundial da Juventude que vai ser celebrada este ano a nível diocesano, no Domingo de Ramos, a 25 de março.
CB