Algarve: «Bênção e a consagração dos óleos», na Missa Crismal, «manifesta comunhão entre o bispo e os seus presbíteros» – D. Manuel Quintas

Celebração na Sé de Faro convidou padres a renovar promessas da ordenação sacerdotal

Foto ‘Folha do Domingo’

Faro, 17 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Algarve centrou hoje a celebração da Missa crismal na importância da “bênção do óleo”, que assume “relevo primordial em cada Missa Crismal, bem como na vida quotidiana de cada comunidade cristã”.

Considerando ser uma “falha da assimilação de conteúdos que a sua importância litúrgico-sacramental impõe”, D. Manuel Quintas disse ser “importante compreender e transmitir o significado simbólico da unção nos diferentes sacramentos”, de modo a crescer-se no seu “apreço como sinal eficaz de salvação da pessoa toda”, afirmou, citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.

“A bênção e a consagração dos óleos em cada missa crismal não pode reduzir-se a um rito litúrgico, constituindo uma verdadeira manifestação da comunhão entre o bispo e os seus presbíteros, participantes do único sacerdócio de Cristo, bem como uma oportunidade de renovação da Igreja diocesana, já que estes óleos avivam em todos nós a missão de sermos Igreja, de sermos corpo de Cristo no mundo”, sustentou.

Na celebração na Sé, em Faro, o bispo do Algarve pediu “orações pelas vocações.

“Não nos cansemos de rezar e trabalhar pela promoção das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. Não hesitemos em fazer desta opção uma prioridade pessoal e pastoral para cada um de nós e para as nossas comunidades. Trata-se de um dever que diz respeito a todos”, alertou.

D. Manuel Quintas convidou a “difundir por toda parte o bom odor de Cristo”, através de gestos e atitudes que tornem presente no mundo.

O bispo do Algarve assinalou ainda o “tempo particularmente significativo para a vida de toda Igreja” e, também, para a Igreja algarvia: “Estamos em Ano Jubilar ordinário, vivido sob o lema ‘Peregrinos da Esperança’, esperança que não engana; encontramo-nos igualmente em tempo de aplicação do documento final do Sínodo realizado em duas sessões”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top