Algarve: Beato Vicente de Santo António homenageado em Albufeira

Albufeira, 03 set 2013 (Ecclesia) – O beato Vicente de Santo António, cuja festa litúrgica se celebra hoje, foi homenageado como patrono do “Centro Pastoral Beato Vicente”, inaugurado e abençoado pelo bispo do Algarve, este domingo em Montechoro, Albufeira.

D. Manuel Quintas abençoou o novo centro pastoral e o salão-capela de um complexo onde se inclui a futura igreja paroquial”, revela o padre João Caniço, vice-postulador da Causa de Canonização dos Mártires do Japão e do Brasil,

Na celebração da eucarística, que contou com a presença de D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, um grupo de jovens e adultos recebeu o sacramento do crisma.

Estiveram presentes cristãos de Montechoro e Albufeira “ultrapassando os cerca de 500 lugares-sentados das novas instalações”, contabiliza o sacerdote num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.

Celebra-se hoje a festa litúrgica do beato Vicente de Santo António, data do seu martírio em Nagasáki, Japão, em 1632.

Nascido no Castelo de Albufeira, em 1590, e depois de ordenado sacerdote em Lisboa, o beato Vicente de Santo António partiu como missionário para o México, na América Latina, “onde se juntou aos frades agostinhos” e continuou para os países asiáticos das Filipinas e Japão.

Nesse tempo, era proibido praticar a fé cristã no Japão e após nove anos, “disfarçado de vendedor ambulante”, foi preso e depois de “grandes tormentos padeceu, por fim o suplício do fogo”, revela o padre João Caniço.

Foi beatificado pelo Papa Pio IX, a 7 de julho de 1867, e faz parte do “grupo de ‘Carlos Spínola e Companheiros Mártires’ num total de 205 mártires”, explica o vice-postulador da Causa de Canonização dos Mártires do Japão e do Brasil.

Deste grupo contam-se mais seis mártires portugueses, quatro padres jesuítas e dois leigos: o padre João Baptista Machado, de Angra do Heroísmo; o padre Diogo Carvalho, de Coimbra; o padre Miguel Carvalho de Braga; o padre Francisco Pacheco, de Ponte de Lima e os leigos Domingos Jorge, de Vermoim da Maia, Porto e o jesuíta Ambrósio Fernandes, de Xisto, Porto.

O Vice-postulador da Causa de Canonização dos Mártires do Japão e do Brasil assinala que para a canonização do Beato Vicente de Santo António é “condição necessária” que o seu culto seja reconhecido ente o povo cristão.

CB/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top