Faro, 29 dez 2021 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, assina hoje um acordo de cooperação para a dinamização do turismo religioso, com várias instituições parceiras, às 17h30, na igreja matriz de Vila Real de Santo António.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o acordo de cooperação pretende a dinamização do turismo religioso “através da divulgação e promoção do património arquitetónico e cultural existente nas igrejas da região, designadamente em paróquias do interior algarvio” localizadas no sotavento.
A iniciativa tem por objetivo implementar um projeto-piloto que permita as “condições de funcionamento” e de visitação das igrejas abrangidas, “incluindo-as nos roteiros de promoção do Algarve, pelo seu efeito de atração e diversificação da oferta turística”.
As paróquias que vão fazer parte deste projeto-piloto são Alcoutim, Azinhal, Cacela, Cachopo, Castro Marim, Odeleite, Santa Maria e Santiago de Tavira e Vila Real de Santo António, e vai ser constituída uma Comissão Técnica de Acompanhamento.
Na cerimónia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, associam-se as Fábricas da Igreja dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António numa iniciativa que conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
A Diocese do Algarve vai ser representada no protocolo pelo padre Miguel Neto, o coordenador do Setor da Pastoral do Turismo, organismo que dinamizou a formalização do acordo em causa.
Devido à pandemia provocada pela COVID-19, a cerimónia terá uma lotação limitada a 30 pessoas e há a obrigatoriedade de teste/vacina para todos os participantes, que deverão fazer a sua apresentação à entrada, lê-se.
Para além da Diocese do Algarve assina este acordo o Instituto do Emprego e Formação Profissional; a Região de Turismo do Algarve; a Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
LFS/BC