Centenário das Aparições em Fátima inspira programa para 2016/2017
Faro, 01 out 2016 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve apresentou hoje o Programa Pastoral para 2016/2017, que tem por tema central na figura de Maria e no centenário das Aparições em Fátima.
O bispo do Algarve iniciou a Assembleia Diocesana, em Pêra, perante representantes das paróquias, dos serviços e movimentos da diocese algarvia, com um apelo à “unidade e comunhão”.
“Iniciar o ano desta maneira é de certo modo experienciarmos esta unidade e comunhão e acertarmos o passo uns pelos outros e todos com Cristo. Esse deve ser o grande «motor» daquilo que somos e daquilo que fazemos como Igreja diocesana”, afirmou D. Manuel Quintas, citado pelo jornal diocesano 'Folha do Domingo'.
O prelado agradeceu ainda aos responsáveis a “generosidade” com que servem a Igreja diocesana, começando pelos padres, “cada vez mais sobrecarregados de responsabilidades pastorais”.
“Não é fácil para os nossos párocos poderem corresponder às necessidades, exigências e projectos, à força que o nosso Programa Pastoral obriga a todos, procurando ser impulso e não travão. Que bom que seria que ele servisse de fermento e de estímulo”, complementou.
A irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta, apresentou uma conferência sobre “Fátima, janela de esperança para o mundo de hoje”.
A Assembleia Diocesana destinou-se ao clero, representantes das paróquias, comunidades religiosas, os membros do Conselho Pastoral da Diocese do Algarve, equipas dos vários departamentos, secretariados e sectores dos Serviços Diocesanos de Pastoral e representantes de todos os movimentos e obras laicais.
De acordo com o jornal ‘Folha de Domingo’, o novo ano pastoral vai ser marcado pelo Centenário das Aparições de Fátima, “sem descurar as propostas gerais operativas” que vêm desde 2012/2013, nomeadamente as que resultaram do estudo da exortação ‘A Alegria do Evangelho’, os “apelos” deixados pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora e do Jubileu da Misericórdia em curso.
A Diocese do Algarve quer dinamizar o CEFLA – Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve, instituir o Centro Diocesano do Catecumenado de Adultos, “investir na formação dos catequistas”, e “promover um conhecimento mais aprofundado sobre a «espiritualidade de Fátima”.
O Programa Pastoral para 2016/2017 prevê a celebração do Dia da Igreja Diocesana a 3 de junho de 2017 como “convergência do caminho percorrido”, refere o jornal diocesano.
PR/OC
Notícia atualizada às 12:24