Faro, 19 set 2014 (Ecclesia) – A antiga casa das irmãs Franciscanas Missionárias de Maria em Martim Longo foi remodelada para servir como centro pastoral e social daquela localidade algarvia.
De acordo com a edição de hoje do jornal Folha do Domingo, o edifício já foi benzido e inaugurado pelo bispo do Algarve, que realçou a importância de dar “uma nova finalidade” para estruturas que fazem parte do “património” da região e que, caso contrário, “facilmente se degradariam”.
Os trabalhos de restauro e recuperação daquela dependência, que entre 1983 e 2011 albergou as religiosas franciscanas, deram corpo à importância de “preservar o património e ao mesmo tempo procurar usufruir desse património”, referiu D. Manuel Quintas.
O novo centro social, que será coordenado pelo diácono Albino Martins, está “apto” para acolher “toda a catequese paroquial” bem como “outras ações” que sejam desenvolvidas, desde ações de “formação profissional, ateliês ocupacionais, atendimento à população, reuniões de âmbito pastoral, arquivo do espólio documental, entre outras atividades”.
Para o bispo do Algarve, o principal é que “o fruto deste projeto” permita “servir melhor a população”.
FD/JCP