«EMRC, lugar de encontro» juntou cerca de 2350 alunos em dois dias de festa, em Tavira
Faro, 23 abr 2024 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve dinamizou encontros de festa, alegria e solidariedade para os alunos da disciplina de EMRC, do 1º ao 3º ciclo, nos dias 17 e 18 de abril, em Tavira.
“É precisamente este lugar onde nos encontramos hoje, lugar de encontro, de partilha, de festa, de alegria, de respeito mútuo, de divertimento também, mas sempre tendo em conta o bem dos outros, o bem comum”, disse o bispo do Algarve, lembrando que o lema da disciplina é “EMRC, lugar de encontro”.
D. Manuel Quintas, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’, salientou que confia “muito” em cada um dos estudantes que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, nos seus professores, e “em todos, não apenas naqueles que lecionam esta disciplina”.
“Aqueles que vos acompanham, aqueles que fazem parte da vossa escola, do vosso agrupamento”, acrescentou, desejando que todos contribuíssem para este encontro dos alunos de EMRC no Algarve fosse “verdadeiramente um dia que deixa saudades e vontade de vir novamente no próximo ano”.
O Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve promoveu os dois dias de encontro para os alunos de EMRC, e, como habitual, pediram aos alunos um bem alimentar não perecível para entregar à Cáritas Diocesana do Algarve, uma vertente solidária destes encontros para apoiar as pessoas com mais necessidades.
“Vocês e os vossos professores são muito generosos. E eu agradeço em nome das famílias que beneficiaram com a vossa ajuda. Sejam sempre assim. Fico feliz convosco”, disse o presidente da Cáritas Diocesana do Algarve, os donativos superaram os mil quilos.
Carlos de Oliveira incentivou os estudantes de EMRC a serem solidários, lembrando que, em 2023, os alunos doaram quase uma tonelada de alimentos para as famílias necessitadas apoiadas pela Cáritas algarvia: “Sejam solidários sempre com aqueles que estão ao vosso lado porque ao nosso lado pode estar alguém que necessita sem nós sabermos”.
“Temos de ser a linha avançada das necessidades dos nossos irmãos. Bem hajam, vivam, divirtam-se”, acrescentou o presidente da instituição solidária da Igreja Católica na Diocese do Algarve.
O Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve mobilizou cerca de 2350 alunos para dois dias de encontro.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que o primeiro dia foi para os alunos do 1º ciclo, a surpresa para os cerca de 650 estudantes foi o palhaço ‘Sorriso’, e no segundo dia, para 1700 alunos do 2º e 3º ciclos, convidaram a dupla de dj’s ‘Kiss Kiss Bang Bang’.
CB/OC