Iniciativa do setor da Pastoral Juvenil
Faro, 29 nov 2016 (Ecclesia) – O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promoveu o projeto «Advento Jovem», para maiores de 16 anos, com o objetivo de levar os participantes a renovar o compromisso de acolher Jesus no Natal.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que foram “várias centenas de jovens”, de grupos a partir do 10.º ano de catequese ou de movimentos juvenis, que participaram na atividade proposta a cada uma das quatro Vigararias da Diocese do Algarve.
O pároco de Fuseta, Moncarapacho e Quelfes presidiu à noite de oração que teve como base as Aparições de Fátima e destacou que o ano pastoral 2016/2017 é marcado pelo “momento especial” que é o centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.
Neste contexto, o padre Rui Guerreiro explicou que que “as aparições tinham destinatário” e recordou também os “dramas que atravessam o mundo” como os conflitos armados, a miséria, os refugiados ou a violência, ou aqueles que lhes estão mais próximos.
“Será que somos sensíveis a eles e os colocamos na nossa oração? A tristeza de Jesus, com o mal saído das decisões dos homens, afeta ou toca a nossa sensibilidade cristã?”, perguntou aos participantes, assinalando ainda que o ‘Avento Jovem’ é “um momento que a todos fortalece no seguimento de Cristo”.
Na Vigararia de Loulé – Concelhos de Albufeira, Loulé e Silves – o evento juvenil de preparação para o Natal realizou-se na igreja de Vilamoura.
A celebração começou com a entrega de alimentos para o Refeitório Social da Paróquia de Quarteira e depois foi oferecida uma luz a cada paróquia com o pedido que seja mantida acesa em cada Eucaristia dominical até ao Natal.
O pároco de Albufeira presidiu ao encontro e comentou que o Advento é um tempo que “convida a guardar a esperança e a esperar”.
“Queremos começar a descobrir esse grande mistério que vai acontecer, que é a encarnação de Jesus. Vai chegar alguém que vai trazer a vida, a alegria e a felicidade e esse alguém é Jesus”, acrescentou o padre Flávio Martins que disse aos jovens que são “chamados a vigiar e a preparar, mas acima de tudo chamados a ser enviados”.
O jornal diocesano informa ainda que as paróquias da Vigararia de Portimão não realizaram o ‘Advento Jovem’ no dia 25 de novembro porque na semana anterior dinamizaram a ‘Noite Inaciana’.
O tempo litúrgico do Advento no calendário católico começou este domingo e prolonga-se pelas quatro semanas que antecedem o Natal.
CB/OC