«É muito bom poder acolher adultos que pedem para ser batizados» – D. Manuel Quintas
Faro, 03 mar (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que 90 adultos pediram para fazer a iniciação cristã, nos dias 25 e 26 de fevereiro, pelo início da Quaresma, e os 54 que completaram a formação deverão receber os três sacramentos, na Páscoa.
“Para nós, é muito bom poder acolher adultos que pedem para ser batizados”, disse o bispo do Algarve, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
D. Manuel Quintas afirmou que o primeiro fim de semana de cada Quaresma, que este ano começou no dia 22 de fevereiro, “é sempre muito feliz” para a diocese porque são acolhidos os que pediram para serem batizados.
“O Batismo é a porta de entrada. O Batismo é o sacramento essencial ao qual se associa o Crisma, que tem a ver com a ação do Espírito Santo. Para sermos bons cristãos não basta o nosso esforço pessoal, temos de ter ajuda de alguém que é, sobretudo, o Espírito Santo que recebemos já no Batismo, mas de uma maneira mais plena no Crisma. Por isso, o Crisma e abrir-se à ação do Espírito Santo que vem em ajuda das nossas dificuldades em sermos bons cristãos”, desenvolveu.
No sábado, dia 25, 36 pessoas manifestaram a intenção de iniciar o tempo de preparação – catecumenado – para receberem os sacramentos de iniciação cristã em 2023, e, no domingo, o primeiro da Quaresma, quem iniciou o catecumenado há pelo menos um ano pediram passar à fase seguinte da preparação, e acompanhados pelos seus garantes (catequistas), encontraram-se com o bispo do Algarve, no Seminário de São José e na Sé, em Faro.
“Não devem pensar que, por terem vindo encontrar-se aqui comigo, já ficam obrigados a se batizarem. Não. Isso é uma decisão pessoal. É algo que vocês têm de decidir”, acrescentou o D. Manuel Quintas, assinalando que podem contar com a sua oração e de toda a Diocese do Algarve, particularmente das suas comunidades.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, no início deste ano, o responsável pelo Setor Diocesano da Educação da Fé dos Adultos do Algarve disse que o “número de adultos que pede o Batismo é grande” e que “a maioria das paróquias oferece esta possibilidade de formação e caminhada”.
“Desde que assumi esta função o número de adultos é sempre grande, nos últimos dois anos baixou mas aqui temos sempre grande número de homens e mulheres que procuram os sacramentos de iniciação cristã na diocese e a maioria das paróquias oferece esta possibilidade de formação e caminhada”, disse o padre Flávio Martins.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que a Igreja tem um percurso próprio para a iniciação cristã de adultos que começa com um período de pré-catecumenado, com a manifestação do primeiro desejo de ser batizado; segue-se o tempo de catecumenado (iniciado no sábado pelo grupo de 36 pessoas), ligado de maneira particular à catequese, ao conhecimento da pessoa de Jesus, da Igreja e da fé cristã, que termina com o rito de eleição dos catecúmenos (celebrado domingo pelo grupo de 54 elementos).
CB