Catecúmenos vão celebrar os sacramentos da iniciação cristã na vigília pascal das suas paróquias
Faro, 18 mar 2014 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, encontrou-se no domingo com 27 adultos que querem ser admitidos na próxima Páscoa na Igreja Católica com a receção dos três sacramentos da iniciação cristã: batismo, confirmação (crisma) e eucaristia.
“Foram 27 os adultos que ontem, no segundo domingo da Quaresma, pediram à Diocese do Algarve para serem admitidos na próxima Páscoa na Igreja Católica com a receção dos três sacramentos da iniciação cristã: batismo, confirmação (crisma) e eucaristia”, escreve o jornal ‘Folha do Domingo’ que acrescenta ainda a informação de que estes adultos “vão celebrar os três sacramentos na vigília pascal das respetivas paróquias”.
Dirigindo-se aos candidatos à iniciação cristã que com ele se reuniram no domingo no Seminário de São José, em Faro, D. Manuel Quintas explicou que “a Quaresma é sobretudo para os catecúmenos que se preparam para a celebração do batismo”.
Segundo o semanário ‘Folha do Domingo’ o bispo diocesano lembrou que, após o batismo, os catecúmenos vão passar “a fazer parte da Igreja diocesana algarvia e que a Igreja-mãe vai acolhê-los com muita alegria”.
D. Manuel Quintas frisou ainda que “a fé está para além dos sentidos” dado que “fé significa confiar, depositar a minha confiança em alguém. Isto é fundamental para se ser batizado. Não podemos ser batizados sem fé”, evidenciou, considerando que “aqueles que vão ser batizados não deviam deixar passar um dia sem ler a palavra de Deus”.
“A fé é dom de Deus e cresce com a escuta, o acolhimento e a interiorização desta palavra. Escutar a palavra é escutar e conhecer melhor a própria pessoa de Jesus”, sustentou, apelando aos catecúmenos que procurem “viver esta Quaresma de maneira mais intensa”.
Os 27 adultos vão agora, durante os próximos domingos da Quaresma, celebrar nas suas paróquias os escrutínios e a tradição das entregas das orações do Credo e do Pai-Nosso e depois, na vigília pascal, a mais importante celebração para os cristãos, vão completar a sua iniciação sacramental.
FD/MD