Alentejo: Prémio «Terras Sem Sombra» 2012 ao som de Verdi e Puccini

Iniciativa do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja combina biodiversidade e música

Beja, 07 jul 2012 (Ecclesia) – A cerimónia de entregas dos prémios ‘Terras Sem Sombra’ 2012, promovida hoje pela Igreja Católica, vai contar com a execução de obras de Verdi e Puccini e um balanço da temporada do festival homónimo de música sacra.

O evento, que se realiza no auditório municipal de Grândola, às 18h30, reúne os principais intervenientes da iniciativa organizada pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA).

Os troféus vão ser entregues pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, às três individualidades laureadas nas categorias de promoção da música, investigação do património cultural e conservação da biodiversidade: a soprano grega Dimitra Theodossiou, a museóloga e investigadora portuguesa Maria Helena Mendes Pinto e o biólogo espanhol Miguel Ángel Simón.

Para o diretor artístico do Festival ‘Terras sem Sombra’, Paolo Pinamonti, apesar da crise é possível verificar o “crescimento do projeto em termos de programação e pela adesão do público”, segundo refere numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

[[v,d,3243,]]O prémio internacional ‘Terras Sem Sombra’ foi criado em 2011 e destina-se a homenagear pessoas ou instituições que se tenham salientado, a nível internacional, nas áreas que compõem o campo de ação do festival.

O galardão consta “de um diploma e de uma obra de arte encomendada a um artista português, este ano, a designer Beatriz Horta Correia”, assinala o comunicado da organização.

Segundo o diretor-geral do ‘Terras sem Sombra’, José António Falcão, “estes prémios distinguem a carreira de três grandes figuras da cultura e da ciência europeias, cuja ação assumiu influência muito significativa nas áreas que o Festival tem vindo a promover ao longo dos seus quase dez anos de existência”.

“Pretendemos chamar a atenção para a importância da persistência e da qualificação técnica em serviços do maior relevo para a sociedade, no seu todo; o exemplo pode revelar-se, aqui, decisivo”, acrescenta o diretor do DPHA.

A 8.ª edição do ‘Terras Sem Sombra’ foi o tema do programa ‘70 X 7’ (RTP 2) deste domingo e a reportagem centrou-se nos concertos, nas igrejas que os acolheram e na salvaguarda da biodiversidade.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top