Bento XVI vai visitar solo germânico pela terceira vez após a sua eleição
Cidade do Vaticano, 16 set 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano apresentou hoje aos jornalistas a próxima visita de Bento XVI à Alemanha, que vai decorrer entre 22 e 25 deste mês, revelando esperar uma viagem “muito rica e muito intensa”.
Em conferência de imprensa, o padre Federico Lombardi destacou o elevado número de discursos previstos e o encontro ecuménico no antigo convento dos Agostinhos, em Erfurt, no qual vai ser lido um salmo da Bíblia, na tradução de Martinho Lutero, impulsionador da reforma protestante no século XVI.
A terceira visita do Papa a solo germânico, depois das de 2005 (Jornada Mundial da Juventude em Colónia) e 2006 (visita à Baviera, região onde nasceu), conta com passagens por Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Friburgo, tendo como lema ‘Onde há Deus, há futuro’ (Wo Gott ist, da ist Zukunft) e inclui encontros com a comunidade judaica e muçulmana.
O padre Lombardi respondeu a uma questão sobre a polémica que tem rodeado a visita de Bento XVI ao Parlamento Federal (Bundestag), sublinhando que se tratou de um convite oficial a que o Papa respondeu afirmativamente para falar “às pessoas que o quiserem escutar”.
Esta vai ser a primeira viagem papal à Alemanha com estatuto de visita de Estado, pelo que os primeiros momentos da agenda de Bento XVI em solo germânico são dedicados a encontros com responsáveis políticos.
O programa inclui seis voos, 12 discursos, três homilias, duas saudações e mais de 2750 quilómetros percorridos em 84 horas e meia.
OC