A Igreja católica alemã enviou uma saudação especial a todos os muçulmanos, numa altura em que se assinala o fim do Ramadão, manifestando o desejo de que se consiga superar as divisões existentes entre as duas religiões.
A mensagem partiu de D. Robert Zollitsch, arcebispo de Friburgo e presidente da Conferência Episcopal Alemã.
O final do mês de Agosto marca também o fim do período de jejum e oração de todos os muçulmanos, “uma fidelidade às tradições religiosas que é olhada com simpatia pela Igreja Católica”, diz o líder da CEA, em declarações publicadas pela Rádio Vaticano.
O arcebispo mostrou-se esperançado de que a reflexão da fé contribua para aproximar cristãos e muçulmanos, em todo o mundo.
Para isso, é preciso que “eles se empenhem, para promover uma liberdade religiosa completa”, sublinhando depois o trabalho da Igreja alemã, “a favor das necessidades legítimas dos muçulmanos”.
A CEA classifica o final do Ramadão com “um tempo de reconciliação e misericórdia” e lança um olhar especial para a Turquia, onde ainda faltam alguns passos para que os cristãos possam desfrutar de liberdade religiosa incondicional.