Cardeal Reinhard Marx reage a atentado contra mercado de Natal em Berlim
Lisboa, 20 dez 2016 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal da Alemanha condenou o atentado desta segunda-feira contra um mercado de Natal em Berlim, que provocou até ao momento 12 mortes.
“A violência no mercado de Natal é o contrário do que os visitantes desejavam. A minha solidariedade vai para as famílias dos mortos e dos feridos”, refere o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique, em comunicado divulgado pela página do episcopado católico.
Confessando-se “profundamente abalado”, o presidente da Conferência Episcopal germânica pede que neste “momento difícil” para a cidade de Berlim e a Alemanha todos permaneçam “unidos como sociedade”.
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que as autoridades do seu país acreditam que o atropelamento no mercado de Natal em Berlim foi um “atentado terrorista”.
Um camião irrompeu na noite desta segunda-feira sobre as pessoas que visitavam o local, provocando a morte de 12 pessoas e 48 feridos.
O arcebispo de Berlim, D. Heiner Koch, convidou hoje a um momento de oração pelas vítimas do ataque, que aconteceu junto à igreja evangélica ‘Gedächtniskirche’, que mantém marcas dos bombardeamentos da II Guerra Mundial.
O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de condolências ao presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, condenando “de forma veemente” o que classifica como “bárbaro ataque”.
OC