Akathistos cantado em Caminha

Neste especial ano dedicado ao amor pela vocação sacerdotal, queremos unir-nos em arciprestado e louvar a Rainha de Portugal, a Senhora da Imaculada Conceição.

Cantaremos o Akathistos, venerável hino à Mãe de Deus, que representa uma das mais altas e célebres expressões de piedade mariana de tradição bizantina. Ele canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

As fontes inspiradoras do hino são as Sagradas Escrituras, a doutrina definida nos Concílios Ecuménicos de Niceia (325), de Éfeso (431) e de Calcedónia (451), e a reflexão dos Padres orientais dos séculos IV e V. Este antiquíssimo hino, que constitui o fruto maduro da tradição mais antiga da Igreja indivisa em honra de Maria, é um canto de louvor a Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que, durante toda a sua existência, se deixou guiar pela Sua acção interior.

O Akathistos foi já celebrado solenemente a 7 de Junho de 1981 na Basílica Patriarcal de Santa Maria Maior, por ocasião do 1550º aniversário do Concílio de Éfeso e a 2 de Fevereiro de 1982 na Basílica de S. Pedro no Vaticano, na presença do Papa João Paulo II. No Arciprestado de Caminha será cantado no dia 7 de Dezembro de 2009, às 21h00 na Igreja de Venade.

Trata-se de uma celebração de rara beleza, original na sua forma e que narra, por meio do canto a vozes, todo o mistério de Cristo realizado na pessoa e vida da Virgem Maria. Abunda nela o colorido, o suave odor do incenso e a harmonia do movimento.

Na celebração faremos a consagração dos párocos em Caminha a Nossa Senhora, pedindo a graça da vocação sacerdotal para este arciprestado. Estão todos convidados a participarem na celebração.

Pede-se que tragam uma flor.

(O Arcipreste de Caminha, P. Paulo Emanuel)

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR