Quando se tem falado tanto ultimamente sobre a Bíblia, da necessidade de fazer um leitura contextualizada e aprofundada dos textos sagrados e numa altura em que a diocese algarvia vive um tempo de particular de aprofundamento da prática da Lectio Divina, preconizado no seu anterior e actual Programa Pastoral, o Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, procurando ir ao encontro desse objectivo, promove no próximo dia 7 de Novembro um Encontro Formativo para Animadores Juvenis precisamente sobre aquele modo de oração a partir da Bíblia.
Intitulada ‘A Lectio Divina: Voz de Deus na Vida dos Jovens’, a iniciativa será promovida no Centro Paroquial e Social de Loulé e terá orientação dos padres Flávio Martins, pároco de Cachopo, Martim Longo, Tavira e Vaqueiros e António de Freitas, assistente do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ). Após o acolhimento e oração da manhã, pelas 10h00, o primeiro intervirá sobre ‘O lugar da Palavra de Deus na caminhada de fé do jovem’ e o segundo, às 12h00, sobre ‘A Lectio Divina: Esquemas e Dinâmicas’.
À tarde, depois do almoço partilhado entre os participantes, decorrerá pelas 14h00 um painel intitulado ‘A Lectio Divina na minha vida’, tendo como moderadora Ângela Farinha e como participantes Teresa Martins, Tiago Branco e Patrícia Mendonça.
A jornada de formação, que se destinará também a catequistas a partir do 10.º ano de catequese, terminará com um exercício prático de Lectio Divina e com um plenário de partilha, seguido de oração e do encerramento.
O SDPJ está consciente da necessidade de incrementar a prática da leitura da Sagrada Escritura na vida dos jovens algarvios. “Ler, pensar, escutar e orar a Palavra de Deus, sabemo-lo, está hoje muito ausente da vida e do itinerário de crescimento de fé dos nossos jovens. Daí esta proposta e desafio que queremos lançar a todos: possibilitar aos jovens passar da simples leitura e conhecimento teórico da Bíblia para um diálogo amoroso e intenso entre eles (jovens) e Deus”, refere a organização, considerando que “a Lectio Divina mudou a vida de muitos ao longo de mais de um milénio”. “Nós acreditamos que no início deste novo milénio a vida cristã autêntica dos jovens passa pelo «uso» dialogante da Bíblia e não só pelo conhecimento teórico dos seus conteúdos”, acrescenta-se.