Uma centena de catequistas e agentes de pastoral das paróquias da Unidade Pastoral de Águeda (UPA) participaram num acção de formação sobre a oração e a evangelização. O salão paroquial da Borralha foi o palco escolhido para uma sessão que se revelou como um espaço de partilha, de formação e de crescimento mútuo.
Os dois encontros, no final de Setembro, orientados pelos sacerdotes da UPA, centraram a atenção na temática da terceira etapa do plano diocesano de pastoral, que incide sobre a oração, e constituíram a primeira parte do já habitual Compromisso dos Catequistas da UPA, que terá lugar, este ano, na paróquia da Borralha, a 17 de Outubro, com início às 9h30. “O lugar da oração na vida do catequista”, “O lugar da oração na sessão de catequese”, “Aspectos práticos da evengelização paroquial” e “Propostas de mudança e compromisso” foram os temas trabalhados nas duas noites.
Os catequistas e outros agentes de pastoral acederam ao desafio da formação e participaram com espírito de compromisso e entreajuda. Aliás, na avaliação do ano pastoral anterior, foi apontada a necessidade de fromação de agentes pastorais, facto que impulsionou esta iniciativa, que se revelou frutífera e catapultou os presentes para a tomada de consciência da necessidade premente da formação permanente.
Outras iniciativas do mesmo género podem surgir nos próximos tempos, concretamente nos tempos fortes do ano litúrgico, como são Advento e Quaresma.
Recorde-se que a UPA é composta pelas paróquias de Águeda, Barrô, Borralha, Préstimo, Macieira, Castanheira, Trofa, Lamas e Segadães. Diga-se ainda que, nesta formação, participaram catequistas e agentes de outras paróquias do Arciprestado de Águeda.
Redacção / Pe. José António Carneiro