Agenda do Papa até ao final do Ano da Fé

Destaque para 30 de setembro em que Francisco irá anunciar a data da canonização de João Paulo II e João XXIII e para 12 de outubro, em que a imagem de Nossa Senhora de Fátima irá a Roma

Cidade do Vaticano, 12 set 2013 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje a agenda do Papa para os próximos três meses, com destaque para o dia 30 de setembro, em que Francisco deverá anunciar a data da cerimónia de canonização de João Paulo II e João XXIII.

Nessa ocasião, recorda a sala de imprensa da Santa Sé, o Papa vai presidir a partir das 10h00 (menos uma hora em Lisboa) a um “Consistório para a causa de alguns santos”.

Ainda este mês, no dia 22, Francisco vai realizar uma visita pastoral à cidade italiana de Cagliari, capital da ilha da Sardenha, onde irá encontrar-se com diversos representantes do mundo do trabalho e da cultura, e deixar também uma mensagem especial para os doentes, os presos e os jovens.

Esta viagem tem a particularidade de incluir uma passagem pelo Santuário de Nossa Senhora de Bonária (dos Bons Ares), culto bastante ligado à colonização da Argentina e que inspirou o nome da terra natal do Papa, Buenos Aires.

A agenda de setembro prevê também a celebração de uma eucaristia com a presença de catequistas de todo o mundo, no dia 29 às 10h30, por ocasião da Jornada Internacional dos Catequistas, incluída no programa do Ano da Fé.

Em outubro, destaque para uma jornada de oração a Nossa Senhora, nos dias 12 e 13, com a presença da imagem que é venerada na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, em Portugal.

Numa iniciativa que coincidirá com a peregrinação aniversária ao santuário português, Francisco vai presidir no sábado (dia 12) a um momento de oração mariana, pelas 17h00 na Praça de São Pedro, e no domingo (dia 13) a uma eucaristia no mesmo local, a partir das 10h30.

Antes deste evento, o Papa vai realizar no dia 4 de outubro uma visita pastoral a Assis onde, entre outras iniciativas, irá ao encontro da comunidade franciscana e do clero local, privar com crianças desfavorecidas e portadoras de deficiência e rezar na cela de São Francisco.

Mais à frente, no dia 27 de outubro, estará na Praça de São Pedro às 10h30 para uma missa com os participantes da Jornada Mundial das Famílias, que deverá levar a Roma cerca de 150 mil pessoas.

Em novembro, o ponto mais alto do calendário está reservado para o dia 24, domingo da festa do Cristo Rei, em que Francisco vai presidir à celebração de encerramento do Ano da Fé.

As cerimónias litúrgicas desse mês, muito ligado à recordação dos fiéis defuntos e à celebração dos santos, vão ser particularmente dedicadas à memória de todos os Papas da história da Igreja Católica e de todos os cardeais e bispos falecidos durante este ano.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top