Agenda 2030: Passar da globalização à riqueza partilhada – Santa Sé

Genebra, 06 dez 2016 (Ecclesia) – O observador da Santa Sé na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, afirmou que o comércio global deve traduzir “compromissos em resultados” para atingir as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“O grande desafio político que a comunidade internacional tem diante de si é passar da globalização a uma narração mais construtiva da criação de uma riqueza partilhada”, disse D. Ivan Jurkovic, esta segunda-feira, na reunião do Conselho da Unctad, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

Para o prelado esloveno, as políticas das instituições multilaterais e as 17 metas da Agenda para o desenvolvimento pós-2015 “não podem limitar-se” a manter uma espécie de equilíbrio entre interesses particulares.

O observador da Santa Sé na ONU referiu que é necessário procurar o “bem comum” e isso requer o “autocontrolo” de cada membro da comunidade internacional e “colaboração”.

“Se queremos realmente o sucesso da Agenda 2030, devemos continuar a implementar a Conferência de Adis-Abeba”, acrescentou o arcebispo, referindo-se ao Programa de Ação adotado em 2015 pela 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre financiamentos ao desenvolvimento.

“O nosso objetivo comum deve ser transformar a nossa decisão em ação”, concluiu D. Ivan Jurkovic, numa intervenção divulgada hoje pela Rádio Vaticano.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR