África: Presidente da Conferência Episcopal Angolana no Benim

Lisboa, 17 nov 2011 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) está no Benim, para participar na visita de Bento XVI a este país, anunciou o site do episcopado católico angolano.

Bento XVI vai partir na próxima sexta-feira para a sua segunda viagem a África, rumo ao Benim, levando consigo o documento ‘Africae Munus – O compromisso de África’, para os católicos locais, com uma versão em português.

D. Gabriel Mbilingui, arcebispo do Lubango, diz ser “gratificante depois de longos anos de conflito receber da parte do magistério uma mensagem como esta”.

O prelado considera que a mensagem de Bento XVI é atual para a Igreja de Angola, acrescentando que “a reconciliação é tarefa permanente e resulta da conversão do coração”.

A exortação apostólica pós-sinodal do Papa vai ser assinada este sábado e entregue aos bispos africanos no domingo, completando assim o percurso da II Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, realizada de 4 a 25 de outubro de 2009 no Vaticano, sobre o tema ‘A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz’.

Na cerimónia de entrega, em Cotonou, vão estar presentes os 35 presidentes das Conferências Episcopais nacionais e os sete responsáveis das conferências regionais da Igreja Católica em África.

A chegada do Papa ao Benim vai ser assinalada com um programa cultural e artístico, preparado para a noite de sexta-feira, com a presença do cantor angolano Bonga, para além de Papa Wemba (congolês) e Fifito, Filomeno Lopes (guineense), que farão um concerto com a temática da paz, da justiça e da reconciliação.

OC

Partilhar:
Scroll to Top