Iniciativa «Help African albinos» quer sensibilizar a opinião pública
Cidade do Vaticano, 25 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa associou-se à campanha internacional ‘Help African albinos’ (Ajuda aos albinos africanos), cuja página oficial foi hoje lançada, anunciou o Vaticano.
Francisco registou a sua voz, como pede a organização da iniciativa, lendo algumas passagens do livro ‘Sombra Branca’, do autor italiano Cristiano Gentile, que procura sensibilizar a opinião pública sobre a situação dos albinos em África, “uma população muitas vezes repudiada e rejeitada”.
“Em muitos países africanos, milhares de pessoas com albinismo são consideradas seres sobrenaturais; são discriminadas, oprimidas e perseguidas só por causa da sua pele branca. Vivem isoladas, em extrema pobreza e, por causa do sol equatorial, a sua esperança de vida é de cerca de 30 anos”, explicam os promotores da iniciativa.
O Serviço de Informação do Vaticano adianta que a leitura e o testemunho do Papa se inserem numa “mensagem universal de paz e fraternidade, cujos destinatários são desta feita os albinos africanos, símbolos vivos da periferia absoluta, os ‘últimos dos últimos’”.
A campanha internacional usa o marcador #HelpAfricanAlbinos e inclui uma petição, em seis línguas no site www.change.org, para “manifestar proximidade e solicitar uma ajuda concreta em favor dos africanos albinos”, através da ONG aos ‘Médicos com a África-CUAMM’.
Qualquer pessoa pode seguir o exemplo do Papa e doar a sua voz, lendo uma frase do livro de Cristiano Gentile, participando assim na criação de um audiolivro social que visa dar a conhecer “as inacreditáveis condições de vida dos africanos com albinismo”.
OC