África: Luta contra as armas está a crescer no continente

Cerca de 77 mil armas de fogo já foram apreendidas este ano, só na cidade de Luanda, em Angola, segundo adianta a Rede Fé e Justiça Europa – África (AEFJN).

Num comunicado enviado dia 10 à agência ECCLESIA, a organização declara ainda que “tem havido um esforço crescente para recolher e destruir todo o tipo de armamento em África”.

Um esforço que tem sido acompanhado pela Rede Internacional de Acção contra as Armas de Pequeno Porte (IANSA), com relatórios que indicam também missões de desarmamento na República Democrática do Congo e na Tanzânia.

O governo americano, adianta o mesmo comunicado, “está a fornecer cerca de 1 milhão de dólares para ajudar o Governo da Guiné-Bissau a destruir minas terrestres, armas e munições”.

Recorde-se que 2010 foi consagrado como o “Ano da Paz e da Segurança em África”, numa iniciativa da União Africana, uma organização fundada com o intuito de promover a cooperação entre as nações independentes daquele continente.

A proliferação de armas ilegais no continente africano, seja pelo estado de guerra em que se encontram alguns países, seja pela actividade comercial ilícita, tem vindo a preocupar cada vez mais os governos dos países.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top