África ganhou com o mundial de futebol

Para a comunidade portuguesa na África do Sul, a competição foi uma ocasião de grande visibilidade social e também de reconciliação.

Termina este fim-de-semana o Mundial de Futebol, na África do Sul. Na hora de fazer um balanço do impacto que a competição teve naquele país, concretamente junto da comunidade lusa, a ECCLESIA falou com o Pe. Carlos Gabriel, missionário que acompanha os emigrantes portugueses.

O sacerdote considerou o evento muito positivo, “no aspecto lúdico, da alegria, da festa”, congregando milhares de portugueses no apoio à selecção, pelas ruas, nos estádios, nos pontos de reunião e convívio.

Desde o início do certame, em Junho, foi possível perceber, junto de responsáveis católicos presentes em comunidades como Durban e Magaliesburg, o impacto extremamente positivo do mundial de futebol. Principalmente no que diz respeito à reaproximação com Portugal, com o reavivar de um sentimento patriótico, por vezes adormecido mas não esquecido.

O Pe. Carlos Gabriel deu como exemplo “os milhares de portugueses que acompanharam a selecção de Portugal à chegada e durante os jogos”, muitas vezes percorrendo 600 e 800 quilómetros só para verem os jogadores.

Esta “reconciliação” dos emigrantes lusos com a pátria foi visível, de acordo com o Pe. Carlos Gabriel, “no jogo amigável com Moçambique”, recordando todos os portugueses que, em 1975, tiveram de sair de Moçambique e vieram para a África do Sul.

No que diz respeito à sociedade sul-africana, a competição deixa antever vários sinais positivos.

Chamou mais de meio milhão de visitantes ao país, o que contribuiu para uma melhoria do plano económico. Contribuiu ainda para alguns progressos, no combate a problemas como a criminalidade e a violência. “Houve um grande esforço por parte das autoridades e da justiça, para combater essa realidade”, aponta o missionário.

Resta agora perceber se todo este capital de paz e de desenvolvimento não se vai perder no futuro. Apesar de todos os indicadores de esperança, é ainda muito cedo para se ter um balanço definitivo”, considera o Pe. Carlos Gabriel.

Este Domingo, dia 11, cai o pano sobre o Mundial de Futebol da África do Sul. Espanha e Holanda jogam a final.

A entrevista ao Pe. Carlos Gabriel é emitida integralmente, este Domingo, no Programa ECCLESIA, na Antena 1 (A partir das 6:00 horas)

Foto: Adeptos portugueses antes do jogo entre Portugal e Espanha. Cidade do Cabo, África do Sul, 29.6.2010

Partilhar:
Scroll to Top