A Igreja prevê um forte aumento do tráfico de mulheres obrigadas à prostituição durante o Campeonato do Mundo de Futebol, programado para 2010 na África do Sul, afirmou o porta-voz da Conferência Episcopal daquele país, do Botsuana e da Suazilândia, Pe. Chris Townsend.
Por isso a Igreja vai lançar uma campanha de sensibilização e de formação, que contribuirá para que a população reconheça e ajude as vítimas do tráfico. A iniciativa ocorrerá principalmente nas paróquias.
Os voluntários terão uma participação essencial na campanha, procurando entrar em diálogo com as mulheres e iniciar com elas um percurso que as faça sair da situação em que foram lançadas por criminosos. “O nosso primeiro dever é acolher essas pessoas” explicou o Pe. Townsend.
O programa de ajuda às vítimas do tráfico é o aspecto mais importante da resposta que a comunidade católica deu ao apelo da Federação Internacional de Futebol para encontrar pelo menos 50 mil voluntários para o campeonato do mundo. A convocatória foi acolhida com entusiasmo pelos sul-africanos, tendo-se registado o dobro de inscritos em relação ao número solicitado.
Com Rádio Vaticano