Semana de festa inicia-se hoje em Lisboa e apresenta vários projectos e histórias de voluntariado
Lisboa, 03 Fev (Ecclesia) – O arranque oficial do Ano Europeu do Voluntariado (AEV) em Portugal assinala-se hoje com uma mostra de vários projectos no Fórum Picoas, centro de Lisboa.
A cerimónia vai contar com a presença de elementos do Governo português e representantes das principais instituições que trabalham com voluntários.
Na ocasião, vai ser igualmente apresentado o programa nacional para o AEV que “conta já com mais de 500 acções espalhadas pelo país”, de acordo com o site oficial da iniciativa.
Em Lisboa, a «Volta do Voluntariado» engloba mais de uma centena de eventos, entre 3 e 9 de Fevereiro, com entrada livre das 12h00 às 20h00.
O programa inclui perto de 20 conferências, a presença de cerca de uma centena de instituições e, a cada meia hora, testemunhos de pessoas que participam em acções de voluntariado.
Todos os dias às 16h00 apresentam-se contadores de histórias voluntários, como José Jorge Letria, José Fanha, Maria João Lopo de Carvalho, Alice Vieira, Sara Rodrigues e Heitor Lourenço.
Fernanda Freitas, coordenadora nacional do Ano Europeu do Voluntariado, explicou em entrevista à ECCLESIA, que estas «voltas» “querem transmitir a disponibilidade que as entidades têm para receber, mas também provocar o inverso – as pessoas devem dirigir-se às entidades e oferecer-se como voluntários”.
“É uma feira de voluntariado, que começa em Lisboa. O desafio da Comissão Europeia é situar esta volta nas capitais, mas a comissão portuguesa de acompanhamento do ano, quis ser mais ambiciosa”, adiantou Fernanda Freitas, pelo que a iniciativa vai espalhar-se pelo país.
No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da União Europeia declarou oficialmente 2011 como «Ano Europeu das actividades voluntárias que promovam uma cidadania activa».
O encontro de hoje no Fórum Picoas conta com animação de rua, a partir das 18h15, antecendendo o arranque oficial do AEV, com a presença de Fernanda Freitas e Zeinal Bava, presidente executivo da PT (anfitrião do local).
Às 18h40, Margarida Marques, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, procede à apresentação do programa do AEV.
A cerimónia conclui-se com intervenções de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Helena André ministra do Trabalho e da Solidariedade Social.
OC/RM