Propostas de dioceses e movimentos católicos em Portugal estão no centro da mais recente edição do Semanário Ecclesia
Lisboa, 02 dez 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica assinala este domingo o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, com o chamado tempo do Advento, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.
As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.
As três primeiras semanas, que recordam especialmente a segunda vinda de Cristo à Terra, tornam o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.
A partir de 17 de dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, o Natal, que os católicos assinalam a 25 de dezembro.
As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras bíblicas do profeta Isaías, de João Batista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.
Várias propostas de caminhadas de Advento e Campanhas de Natal, com apelos à oração em família, solidariedade e interioridade, estão no centro da mais recente edição do Semanário ECCLESIA.
As sugestões chegam de vários secretariados diocesanos, movimentos católicos e instituições solidárias.
A preparação para o Natal também vai estar em destaque no Programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, de segunda a sexta-feira, pelas 22h45, num ‘Abecedário de Advento” que vai percorrer palavras relacionadas com este tempo litúrgico.
OC