Advento/Natal: «Voltar a colocar Jesus no centro das celebrações» é o objetivo das campanhas dos salesianos

Diana Almeida, do Fundo Solidário Salesiano, alerta que «as famílias vivem situações de grande fragilidade»

Lisboa, 16 dez 2025 (Ecclesia) – Os Salesianos em Portugal e a sua ‘Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano’ têm decorrer duas campanhas, nestes tempos especiais do calendário da Igreja Católica, que convidam a celebrar Jesus e a manter ‘a Estrela a Brilhar’.

“O objetivo é voltar a colocar Jesus no centro das celebrações do Natal, no centro desta imagética que nós fomos criando à nossa volta do Natal, voltar a trazer Jesus para o centro, e fazê-lo através das redes sociais”, disse o coordenador da equipa de Comunicação dos Salesianos em Portugal, hoje, em entrevisa à Agência ECCLESIA.

Os Salesianos em Portugal, com a campanha nacional ‘Neste Natal, celebre Jesus’, desafiam as famílias, jovens e comunidades a partilharem fotografias dos seus presépios, para recordar a centralidade de Jesus na quadra natalícia, até ao final do dia de 25 de dezembro.

Miguel Mendes explica que convidam que cada pessoa “partilhe fotografias dos presépios que faz em sua casa”, partilhe com os Salesianos em Portugal, que depois vão publicar nas suas páginas nas redes sociais.

“O Natal é uma altura muito importante nas nossas escolas, não só nas escolas, mas em todas as nossas presenças, nos vários ambientes, para os Salesianos. É muito celebrado, a festa faz parte do carisma e da espiritualidade salesiana, mas também procurar aqui trazer esta dimensão importante de Jesus, a centralidade de Jesus na celebração do Natal”, desenvolveu o coordenador da equipa de Comunicação dos Salesianos.

Já a ‘Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano’ está dinamizar a campanha ‘Mantenha a Estrela a Brilhar’, inspirada na estrela de Belém e no sonho educativo de Dom Bosco, onde desafia cidadãos e empresas a tornarem-se benfeitores permanentes, para apoiar crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.

“Criamos uma campanha com um apelo muito simples, que é convidar as pessoas que podem e que querem ajudar a unir-se à nossa missão de uma forma regular, porque o Natal não acaba em dezembro, é este o espírito. Ajudando-nos, de alguma forma, a oferecer oportunidades de vida dignas”, explicou a coordenadora da ‘Missão Dom Bosco’.

Diana Almeida destaca a ideia de que “a luz de Jesus não termina no Natal, é uma luz que é presente e que deve ser presente ao longo de todo o ano”, principalmente para “as pessoas que mais precisam no geral”.

“As famílias vivem situações de grande fragilidade, e essas situações decorrem ao longo de todo o ano, e, neste sentido, é importante mantermos a estrela a brilhar, aquela estrela que os pode ajudar, que os pode orientar, não só em dezembro. Acreditamos que essa é a verdadeira solidariedade”, acrescentou a responsável no Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

Diana Almeida contabiliza que os serviços sociais salesianos – o Serviço SolSal criado em 2008, na obra de Lisboa – apoia “500 crianças e cerca de 200 famílias”, por isso, os benfeitores da ‘Missão Dom Bosco’ “sabem para onde é que vai a sua ajuda”.

“Algo que é muito característico da nossa missão tem precisamente a ver com a questão de que os 100% dos donativos são integralmente aplicados nas causas. Todos os custos de gestão e operacionais e administrativos com os projetos sociais salesianos são suportados pela Fundação Salesianos”, acrescentou a coordenadora da ‘Missão Dom Bosco’, indicando que quem quiser ser benfeitor salesiano pode consultar a página na internet.

Miguel Mendes, coordenador da equipa de Comunicação dos Salesianos em Portugal, acrescenta que “é bastante simples” participar na campanha ‘Neste Natal, celebre Jesus’, “basta” enviar uma fotografia do presépio, com o nome da pessoas ou a família que quer identificar, por mensagem nas páginas nas redes sociais (Facebook e Instagram).

HM/CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top