«Queremos levar uma mensagem de esperança às pessoas» – Diácono Rui Mendes, da Missão Católica de Língua Portuguesa em Augsburgo, na Alemanha
Lisboa, 14 dez 2020 (Ecclesia) – As Missões católicos de Língua Portuguesa do Luxemburgo e Alemanha lançaram uma proposta conjunta de caminhada de Advento online.
O diácono Rui Mendes, responsável da Missão Católica de Língua Portuguesa em Augsburgo, na Alemanha, referiu à Agência ECCLESIA que o desafio quer chegar às pessoas, levando uma “mensagem de esperança em tempos tão difíceis”.
“Nestes momentos fortes do ano, queremos que as pessoas ainda tenham alguma mensagem para estas festas litúrgicas do ano, o Advento que é de esperança e vigilância, queremos que sintam essa diferença, em cada semana e apostamos no tema do evangelho de cada domingo, levando uma mensagem de esperança às pessoas”, explica.
Rui Mendes admite que a iniciativa “nasceu como uma brincadeira”, em tempo de confinamento, mas que se tornou séria, numa aposta de “Igreja em saída” como pede o Papa Francisco.
“Eu e o padre Sérgio já nos conhecíamos, temos ideais parecidos e somos amigos no Facebook, ele viu o que estávamos a fazer e nasceu a ideia de fazer em conjunto, tornou-se uma partilha recíproca”, conta.
O projeto consta de uma oração da manhã, feita pelo padre Sérgio, no Luxemburgo, e de tarde feita a partir de Augsburgo, na Alemanha, com o casal Rui e Arminda Mendes, responsáveis da missa católica portuguesa local.
“É uma forma de nós fazermos pastoral e evangelizar através destas novas tecnologias, das redes sociais, neste tempo tão difícil, de isolamento total, em que as pessoas acabam por sofrer, até psicologicamente, porque estavam habituadas a encontros, convívios e ensaios e há nove meses que estamos proibidos”, indica.
A preparação da reflexão a cada domingo é feita em casal e Rui Mendes, natural da Diocese da Guarda e na Alemanha há 34 anos, explica que há já “uma sintonia entre os dois, é quase automático”, que se nota a cada vídeo onde ele toca guitarra e ela canta.
A reflexão e vídeos com as músicas alusivas a cada domingo de advento têm tido grande feedback por parte dos portugueses das duas missões católicas mas também pelos familiares em Portugal.
“Há uma certa curiosidade em ver as reações das pessoas e, a nós dá ânimo e motivação, manifestam-se pelos comentários nas redes sociais mas também pelo telefone, transforma-se no concretizar o nosso objetivo de chegar às pessoas”, conclui.
A entrevista completa vai ser emitida hoje no programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45.
SN