Advento: «Nada é impossível para Deus», diz o Papa, em convite à esperança

Leão XIV destaca importância da preparação espiritual para o Natal

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 07 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje, na recitação do ângelus, que o mundo “precisa” da esperança que marca o Advento, tempo de preparação para o Natal, pedindo aos católicos que se preparem espiritualmente para acolher Jesus.

“Como o mundo precisa desta esperança! Nada é impossível para Deus. Preparemo-nos para o seu Reino, acolhamo-lo. O menino, Jesus de Nazaré, guiar-nos-á”, referiu, desde a janela do apartamento pontifício, antes da recitação do ângelus.

Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, onde já está instalada a Árvore de Natal e o presépio, Leão XIV apontou ao nascimento de Jesus como um “novo dia” para a humanidade.

“Despertemos e caminhemos na sua luz”, apelou, elogiando a “espiritualidade do Advento, tão luminosa e concreta”.

As luzes ao longo das ruas lembram-nos que cada um de nós pode ser uma pequena luz, se acolher Jesus, rebento de um mundo novo. Aprendamos a fazê-lo com Maria, nossa Mãe, mulher da espera confiante e da esperança.”

O Papa destacou que “o curso da história não está determinado pelos poderosos deste mundo”.

“Coloquemos os nossos pensamentos e energias a serviço de um Deus que vem para reinar, não para nos dominar, mas para nos libertar. É um evangelho: uma verdadeira boa notícia, que nos motiva e nos envolve”, sustentou.

Leão XIV evocou a figura de São João Batista, com o seu anúncio do “Reino do Céu”, convidando a “aproveitar o momento presente para se preparar para o encontro com Aquele que não julga com base nas aparências, mas nas obras e nas intenções do coração”.

O Papa destacou que o próprio João ficaria “surpreso com a forma como o Reino de Deus se manifestará em Jesus Cristo: na mansidão e na misericórdia”.

A intervenção destacou que esta surpresa se viveu também na história da Igreja, evocando o Concílio Vaticano II, que terminou há “exatamente 60 anos”.

“É a experiência que se renova quando caminhamos juntos em direção ao Reino de Deus, todos ansiosos por acolhê-lo e servi-lo”, declarou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top