Lisboa, 26 nov 2016 (Ecclesia) – O portal «Laboratório de Fé» convida a encontrar neste Advento, que se inicia este domingo, "um tempo preenchido pelo silêncio" tendo Maria como modelo.
"Neste ano pastoral vamos aprofundar a temática da fé contemplada, tendo Maria de Nazaré como modelo prioritário de fé e de contemplação. Para isso, começamos com uma característica essencial da fé contemplada: o silêncio. Esta é uma atitude que envolve toda a vida de Maria. Ela é «mãe do silêncio»", explica a página de internet “Laboratório da Fé”, projeto criado há quatro anos pelo Arciprestado de Braga para incentivar as pessoas a uma caminhada de (re)descoberta e renovação cristã.
Num tempo em que a "predominância digital" carece de silêncio e afasta a possibilidade de contemplação, o portal propõe "um tempo preenchido pelo silêncio".
Ao silêncio vazio de sentido que "parece dominar a vida das pessoas e da sociedade, contrapomos o silêncio luminoso, aquele «que corresponde ao mistério da vida, ao significado transcendente do destino, não apenas de Maria, mas do seu divino Filho, ao destino de todas as pessoas»", explica o portal.
O silêncio contemplativo "permite-nos encontrar a paz e a novidade que nos faz ver, com olhos novos, a maravilhosa obra de Deus no mundo. Um silêncio que brota da interioridade e para ela encaminha como «lugar» primeiro do encontro com o próprio ser e com Deus".
LS