Advento: «Laboratório da Fé» desafia à transformação do «olhar»

Braga, 01 dez 2014 (Ecclesia) – A página de internet “Laboratório da Fé”, da Arquidiocese de Braga, propõe como tema para o tempo de Advento “Volta a olhar o mundo pela primeira vez”.

“Como acontece em cada dia da nossa existência, também a celebração litúrgica nos abre à novidade do presente, um presente de graça sempre nova e renovada”, revelam os responsáveis pelo sítio online num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para os responsáveis do projeto “Laboratório da Fé” o Advento é uma oportunidade de “assinalar não só a esperança” da vinda do Messias ao povo de Israel do Antigo Testamento mas a sua vinda ao “momento atual”, com a esperança que os “factos fundamentais da memória de Israel” sejam “atualizados” no presente.

“A história humana tem como primeiro protagonista o próprio Deus embora se trate dum protagonismo partilhado, pois Deus quer precisar do ser humano para exercer o seu protagonismo”, assinalam os responsáveis que adiantam que Deus quer “fazer-se” cada vez mais próximo da vida de cada um e “nada nem ninguém o fará mudar de atitude”.

No tempo de preparação para o Natal e início do novo Ano Litúrgico, o projeto da Arquidiocese de Braga recorda que é também “tempo de balanço” e análise.

“Olho para o que fiz de bom e de belo ao longo do ano; procuro descobrir como Deus se fez e se faz presente nas minhas vivências concretas, nos instantes que me são dados viver”, desenvolvem os responsáveis com algumas orientações.

O sítio online “Laboratório da Fé” propõe que este Advento seja vivido sobre sob o “signo do ‘olhar’”, mergulhados na “mística do instante”: “A mística do instante pede para tomarmos (mais) a sério a nossa humanidade como narra­tiva de Deus que ‘vive neste mundo’”, explicam citando o livro ‘Mística do Instante’ do padre e poeta José Tolentino Mendonça.

Para cada semana do Advento e partindo da mensagem do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, é proposto que o olhar seja orientado ao ritmo de uma palavra: “descoberta, pão, alegria, encontro”.

Os conteúdos do “Laboratório da Fé” estão disponíveis nas redes sociais (facebook, twitter e google+) e podem ser usufruídos também através de diversas plataformas móveis.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top