Advento: Bispo de Viseu alerta que «o mundo precisa de sinais de esperança e de luz»

D. António Luciano apela à solidariedade e destaca que «gestos simples, dão esperança no mundo de hoje»

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 25 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viseu afirma que “o mundo precisa de sinais de esperança e de luz”, na mensagem de Advento onde destaca a proposta diocesana, a campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas’ e incentiva a criar iniciativas “de solidariedade e partilha”.

“O mundo precisa de sinais de esperança e de luz, que nos fortaleçam dia após dia, e que sejam também concretização do serviço e ajuda ao próximo, não esquecendo a caridade fraterna para com os que mais precisam”, escreve D. António Luciano, na mensagem de Advento enviada hoje, dia 25 de novembro, à Agência ECCLESIA.

O bispo de Viseu alerta para um tempo marcado pela “incerteza e por guerras, violência, desigualdades, materialismo e indiferença”, e apela à diocese que deixe “entrar no coração a luz divina de Cristo, que brilha continuamente como a Estrela de Belém”.

Na mensagem ‘Preparemos o caminho para o Natal como protagonistas da Esperança’, D. António Luciano explica que vão iniciar a quadra litúrgica do Advento, este domingo, dia 30 de novembro, que, ao longo de quatro semanas, vai ajudar a preparar, a viver, a celebrar e a recordar “o tempo de espera da vinda do Messias, anunciado pelos profetas”.

O bispo de Viseu assinala que “todas as comunidades”, ajudadas pela proposta diocesana de Advento, devem ser “guiadas pela oração, reflexão, reconciliação e pelo cuidado fraterno dos pobres e do amor ao próximo”, lembrando que o nascimento de Jesus, “o verdadeiro Salvador do mundo, acontece no meio da pobreza e da simplicidade”, elementos que “devem adornar o coração, de cada um, com alegria, entusiasmo e esperança”.

Segundo D. António Luciano, a proposta diocesana de Advento “deve envolver todos”, a partir da família, da catequese e de cada comunidade cristã, desafiando-os a serem “protagonistas da mudança”, a dinâmica pastoral de Viseu dá a conhecer a vida de Santos Carlo Acutis, Pier Giorgio Frassati e Gianna Beretta Molla, e beatos Rita Amada de Jesus, Alessandra Sabattini, e Chiara “Luce” Badano.

Na mensagem de Advento, o bispo de Viseu destaca também a campanha de solidariedade  ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, promovida pela rede da Cáritas Portuguesa, e apela aos diocesanos que acendam “a vela da paz” no Natal.

Num vídeo que acompanha a mensagem escrita de Advento, D. António Luciano convida “cada um e cada uma a participar” nesta operação solidária da Cáritas, com o sentido de olharem “para os pobres, para os doentes, para os que estão sozinhos marginalizados.

“Eles também esperam por nós neste Natal. Primeiro vivo o Advento como tempo de espera, de vigilância, como tempo de alegria e de partilha. E então o Natal acontecerá. Porque o menino, o Emmanuel, o Deus connosco, nascerá para tu e eu sermos felizes”, desenvolveu.

Na mensagem de Advento, o responsável diocesano pede também “a coragem de saber criar propostas de solidariedade” e partilha, de um modo particular, “ajudando as instituições que na proximidade cuidam dos Irmãos”, e observa que podem “não mudar o mundo”, mas, certamente, irão “mudar o mundo de alguém”.

Na Diocese de Viseu a campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz’ vai terminar com um gesto público, que volta a iluminar a escadaria da igreja dos Terceiros, no dia 20 de dezembro, às 18h00.

“Que este Advento seja, para cada família, em cada comunidade, em qualquer parte do mundo, um tempo de vigilância, de silêncio fecundo, de oração profunda e de iluminação para uma verdadeira conversão pessoal e comunitária.”

A Igreja Católica assinala o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, que começa com o chamado tempo do Advento, este ano no dia 30 de novembro, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.

CB/OC

Viseu: Diocese propõe dinâmica pastoral para preparar a vivência do Natal

Partilhar:
Scroll to Top