D. Francisco Senra Coelho aponta figuras bíblicas que souberam reconhecer em Jesus

Évora, 29 nov 2025 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora exortou hoje os católicos da diocese a preparar o próximo Natal com abertura de coração, procurando imitar as figuras bíblicas que souberam reconhecer Jesus como Salvador.
“Manter um coração pobre e vazio de si mesmo, imitando São José, Nossa Senhora, São João Batista, os outros ‘pobres’ do Evangelho, que, precisamente por isso, souberam conhecer em Jesus, o Filho de Deus que veio salvar os homens”, escreve D. Francisco José Senra Coelho, na sua mensagem para o Advento 2025.
No documento enviado à Agência ECCLESIA, o responsável sublinha que este tempo litúrgico coloca os crentes entre o “já e ainda não”: a memória da primeira vinda de Jesus “na fraqueza e fragilidade da carne humana” e a expectativa da “realização absoluta” na sua última vinda.
D. Francisco José Senra Coelho deixa sugestões concretas para este caminho de preparação, apelando ao testemunho da alegria e à caridade “afável e paciente”, bem como à participação na Eucaristia como forma de acolher o “Emanuel” (Deus connosco).
“Mais uma vez iremos ter a possibilidade de reviver os acontecimentos salvíficos, não como repetição marcada pela rotina repetitiva, mas como melhor compreensão e vivência dos mistérios de Deus”, refere.
As comunidades católicas locais vivem hoje a Jornada Arquidiocesana da Pastoral, que decorre nos Salesianos de Évora.
O tempo do Advento, que se inicia este domingo, marca o arranque de um novo ano no calendário litúrgico da Igreja Católica, englobando os quatro domingos anteriores à solenidade do Natal.
Marcada pela cor roxa e pela ausência do Glória na Missa, a liturgia é marcada pelos apelos à vigilância, destacando figuras bíblicas como o profeta Isaías, São João Batista e, de modo particular, a Virgem Maria.
OC
