Adeus a Castel Gandolfo recordando Teresa do Menino Jesus

Bento XVI regressa ao Vaticano depois de dois meses passados na residência pontifícia de Verão

Bento XVI concluiu esta Quinta-feira a sua estadia na residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde se encontrava desde o final das suas férias, a 30 de Julho.

O Papa saudou os residentes e trabalhadores, agradecendo a sua dedicação. Os agradecimentos foram extensivos ao clero local, às comunidades religiosas da localidade, à classe política e aos administradores da província e de toda a região de colinas que circunda Roma – conhecida como a Região dos Lagos, ou Castelos Romanos – e a toda a população de Castel Gandolfo.

Bento XVI elogiou os funcionários do Governo do Vaticano e o Corpo da Guarda Suíça.  Os polícias e membros das forças da ordem italiana receberam também cumprimentos do Papa, que citou de modo específico os oficiais da Aeronáutica, pelo serviço efectuado nas suas deslocações, de helicóptero, entre Castel Gandolfo e o Vaticano, e vice-versa.

No dia em que a Igreja recorda Santa Teresa do Menino Jesus, Bento XVI apontou como exemplo o caminho por ela seguido, “a estrada da confiança total em Deus, que é Amor e que nunca nos abandona”.

O testemunho de Teresa do Menino Jesus, carmelita do mosteiro de Lisieux – sublinhou o Papa – “mostra que só a palavra de Deus, acolhida e compreendida nas suas exigências concretas, se torna manancial de vida renovada”.

“Na nossa sociedade, muitas vezes permeada por uma cultura racionalista e um difuso materialismo prático, a pequena Teresa de Lisieux indica, como resposta às grandes interrogações da existência, a pequena via, que na verdade visa o essencial das coisas”, prosseguiu.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top