Portugal deverá ter novos bispos este ano
Cidade do Vaticano, 08 set 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou hoje à Agência ECCLESIA que o Papa Francisco “insiste” na necessidade de tratar os processos de nomeação de bispos “com celeridade”.
“Quando todo o processo cá chega, geralmente é tratado com celeridade, até porque o Papa Francisco insiste nisso”, referiu D. Manuel Clemente após o encontro dos bispos de Portugal com a Congregação para os Bispos, do Vaticano, no âmbito da visita “ad Limina”.
O cardeal-patriarca de Lisboa lembrou que o Papa foi bispo diocesano e quer que no seu pontificado exista “proximidade e prontidão” nas respostas às igrejas locais.
“Ele foi durante muitos anos bispo diocesano e por isso traz para o pontificado e para estes serviços centrais da Igreja a preocupação de apoio ao que acontece nas igrejas locais e a necessidade de celeridade e prontidão das respostas, quer nesta congregação, quer das outras”, sublinhou D. Manuel Clemente.
O encontro com a Congregação para os Bispos foi uma “reunião de informação” sobre “o trabalho episcopal”, a forma de o exercer e de ultrapassar “as dificuldades que se levantam e os desafios da sociedade, da cultura”.
O presidente da CEP lembrou que os “casos particulares” relacionados com esta Congregação “não se tratam a este nível”, mas foram colocadas questões sobre as nomeações de bispos para Portugal.
“Um ou outro bispo, que está em processo de escolha do novo bispo pela idade do atual fez as suas perguntas e foram dadas informações sobre a maneira de tratar desses assuntos. Julgo que a partir de outubro, novembro dezembro haverá alguma novidade”, adiantou D. Manuel Clemente.
PR