«Ad Limina»: «Há uma nova forma de liderar» na Igreja

Bispos de Portugal realizaram encontro na Congregação para o Clero

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 11 set 2015 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) afirmou hoje à Agência ECCLESIA que há “uma nova forma de liderar” na Igreja Católica, na perspetiva da corresponsabilidade onde ninguém é o centro “seja do que for”.

“Há uma nova forma de liderar, que tem de ser na perspetiva da sinodalidade, que inclui o ouvir os meios de corresponsabilidade e participação que a Igreja nos propõe e incentiva a ter em conta”, disse D. Virgílio Antunes após o encontro com a Congregação para o Clero, que a Conferência Episcopal Portuguesa realizou no âmbito da visita “ad Limina”.

O presidente da CEVM comentou o alerta deixado pelo Papa esta segunda-feira no discurso que dirigiu aos bispos de Portugal, onde se referiu a “paróquias centradas no ‘seu’ pároco” e referiu que apesar da “teologia e a doutrina terem dado passos”, há o risco de “haver algum desequilíbrio” entre a doutrina e a “vida quotidiana”.

“Tanto nós os bispos, como os sacerdotes e todos os membros da Igreja, também os leigos, temos de ter esta perspetiva de que somos povo de Deus e que cada um tem a sua parte, a sua missão, a sua vocação, mas sem nenhum de nós se fazer o centro seja do que for”, sublinhou.

Após a reunião com a Congregação para o Clero, onde foram tratados temas relacionados com a formação e a vida sacerdotal, D. Virgílio Antunes disse que o que se passa é Portugal é conhecido no Vaticano e é uma “uma realidade muito positiva, se tivermos em conta os problemas e as dificuldades que existem em muitos outros países”.

O bispo de Coimbra disse também que os bispos foram alertados para a necessidade de uma atenção permanente e pessoal “às dificuldades que os seminaristas e os sacerdotes vivem no dia dia-a-dia” no “confronto com a realidade, a sociedade e a própria Igreja”.

“E o meio privilegiado para prevenir dificuldades e problemas e para conseguir resolver os que existem”, sublinhou D. Virgílio Antunes.

Os bispos de Portugal estão a realizar a visita ‘ad Limina’ ao Vaticano desde segunda-feira até hoje, com um programa que inclui encontros com os diferentes organismos da Santa Sé.

PR

Partilhar:
Scroll to Top