«Ad Limina»: Bispos portugueses falaram sobre «ideologia do género»

Tema esteve presente no encontro com a Congregação para a Doutrina da Fé

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 10 set 2015 Ecclesia) – Os bispos portugueses realizaram hoje um encontro na Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, onde um dos temas em debate foi a “ideologia do género”, disse à Agencia ECCLESIA D. Nuno Brás.

Para o vogal da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé, a ideologia do género é o “grande problema” em debate neste momento em Portugal em relação ao pensamento da Igreja Católica.

“A Conferência Episcopal Portuguesa pronunciou-se em 2013 sobre isso, com uma Nota Pastoral”, recordou D. Nuno Brás, indicando a relevância do tema por tudo o que o envolve e “está a perpassar nas escolas, na comunicação social e na maneira de viver”.

Para o bispo auxiliar de Lisboa, o “mais importante é apoiar a intervenção dos leigos” sobre o tema.

“Trata-se sobretudo de apoiar as intervenções de leigos, o que é o mais importante, no sentido de mostrar com o é desumanizador toda esta conceção da pessoa humana”, referiu D. Nuno Brás, após a reunião na Congregação para a Doutrina da Fé.

O encontro, que decorreu no âmbito da visita ‘ad Limina’ do episcopado português ao Vaticano, foi uma oportunidade para fazer “o ponto da situação daquilo que é a doutrina da fé em Portugal”, onde “não há propriamente grandes problemas em relação à ortodoxia”, sublinhou.

“Existem problemas pontuais e existe sobretudo o subjetivismo, fruto da cultura contemporânea, que faz com que cada um julgue que a sua opinião é a que deve prevalecer”, referiu.

Os bispos de Portugal estão a realizar a visita “ad Limina” ao Vaticano desde segunda-feira, quando decorreu o encontro com o Papa Francisco, e até esta sexta-feira, com um programa que inclui encontros com os diferentes organismos da Santa Sé.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top