Tema marcou em debate na Congregação para a Liturgia e Disciplina dos Sacramentos
Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 10 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) afirmou hoje, no Vaticano, que “está em curso” a possibilidade de uniformizar “tanto quanto possível” a liturgia em língua portuguesa.
“Há a proposta de um maior entendimento, naquilo que for possível, no que é substancial na liturgia da Igreja, tanto para a Eucaristia, o ordinário da Missa, como para todos os outros sacramentos”, disse à Agencia ECCLESIA D. José Cordeiro, após o encontro do episcopado português com a Congregação para a Liturgia e Disciplina dos Sacramentos.
Para o presidente da CELE, é necessário que “algumas respostas” se aproximem “o mais possível” do documento original da liturgia, em latim.
“Que seja o mais fiel à Sagrada Escritura e à correspondência com a cultura dos nossos povos”, sublinhou D. José Cordeiro.
O bispo de Bragança-Miranda recordou que “esta em curso” também a tradução da Bíblia oficial em português da Conferencia Episcopal Portuguesa e do Missal Romano, tendo em conta o novo acordo ortográfico.
No encontro com a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos foram referidas as “boas práticas” em Portugal no campo da liturgia, nomeadamente pela relevância do Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica e as iniciativas editoriais e de formação desenvolvidas pela Comissão Episcopal e pelo Secretariado Nacional da Liturgia.
O encontro na congregação da Santa Sé do setor da Liturgia decorreu no âmbito da visita ‘ad Limina’ que os bispos de Portugal estão a realizar ao Vaticano desde segunda-feira, quando se encontraram com Papa Francisco, e termina esta sexta-feira, com um programa que inclui reuniões com os diferentes organismos da Cúria Romana.
PR