«Ad Limina»: Arcebispo de Braga em sintonia com as palavras do Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 08 set 2015 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga considera as palavras do Papa Francisco, dirigidas à Igreja Portuguesa, como um “estímulo” para as atividades pastorais.

O discurso do Papa argentino vai ao encontro das “preocupações e indicações”, expressas em “homilias, discursos, exortações a nível individual e comunitário, nos mais variados ambientes”, sublinha D. Jorge Ortiga, numa mensagem enviada à Arquidiocese de Braga.

O contexto das visitas pastorais assume “aqui especial importância”, uma vez que Francisco afirma no seu discurso ao episcopado português que “é preciso prosseguir uma metódica evangelização dirigida às pessoas e às comunidades”.

Na linha das observações, o Papa reconhece que existem paróquias “estagnadas e necessitadas de reavivar a fé batismal”.

“Um diagnóstico justo e realista”, já identificado na Arquidiocese de Braga na medida em que “coincide perfeitamente” com o tema pastoral da diocese: “Redescobrir a identidade cristã”.

Francisco relembra que Portugal tem “catecismos bem elaborados” mas tem de tomar “consciência de uma outra exigência dos tempos que correm”, escreveu o Arcebispo de Braga.

Ao catequista e à comunidade inteira é pedido para “passar do modelo escolar ao catecumenal: não apenas conhecimentos cerebrais, mas o encontro pessoal com Cristo”, acrescenta.

A visita “ad Limina” da Conferência Episcopal Portuguesa iniciou-se esta segunda-feira com encontros dos bispos de Portugal com o Papa, em dois grupos, e prossegue esta semana, incluindo celebrações nas quatro basílicas papais, reuniões nos organismos da Cúria Romana e a participação na audiência geral desta quarta-feira.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top