D. Manuel Quintas espera pelas crianças que vão participar na Jornada Mundial promovida pelo Papa
Roma, 24 mai 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve disse que está a viver visita ‘Ad Limina’ do episcopado português ao Vaticano como um “prolongamento da celebração do Dia da Igreja Diocesana”.
“A visita’Ad Limina é sempre um tempo de graça e de dom, de conversão e de crescimento nesta comunhão que queremos que, cada vez mais, seja uma realidade, particularmente neste tempo em que vivemos da sinodalidade”, disse D. Manuel Quintas, num vídeo registado em Roma pela Agência ECCLESIA e divulgado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
A visita ‘Ad Limina’ dos bispos católicos portugueses ao Vaticano, que terminou hoje, 24 de maio, após uma audiência com o Papa Francisco, está a decorrer desde segunda-feira, 20 de maio, o bispo do Algarve realçou que se realizou “entre as duas sessões do Sínodo sobre a sinodalidade”.
Segundo D. Manuel Quintas, esta visita da Conferência Episcopal Portuguesa aos diferentes dicastérios e departamentos da Cúria Romana tem sido uma “verdadeira peregrinação” que uniu os bispos portugueses num “caminho de conversão”, para crescerem mais na comunhão como bispos da Igreja em Portugal, “e, sobretudo, em comunhão com o Papa Francisco”.
No vídeo, o bispo do Algarve lembrou também a primeira Jornada Mundial das Crianças, convocado pelo Papa Francisco, para este sábado e domingo, em Roma, celebrada também a nível local em cada diocese.
“Estou ansioso por acolher aqueles que vêm representar-nos e que enviámos já sábado passado a partir da Eucaristia da celebração do dia da nossa Igreja diocesana. Certamente que a partir de amanhã [sexta-feira] à tarde estas ruas de Roma vão começar a ficar já contagiadas pela alegria dos milhares de crianças que se vão dirigir para esta cidade, sobretudo para celebrarem a primeira Jornada Mundial das Crianças que eu vou ter muito gosto em participar”, partilhou D. Manuel Quintas. O responsável conta também que se inscreveu para a concelebração da Eucaristia no domingo, na Praça de São Pedro, e terá, “particularmente no coração não apenas aquelas crianças que vierem do Algarve, os seus catequistas, adultos e familiares, mas todas as crianças” das catequeses paroquiais do Algarve. “Estão presentes na pessoa do bispo e também nesse grupo de crianças que vem da nossa diocese”, lê-se no jornal ‘Folha do Domingo’ da Diocese do Algarve. O grupo da Diocese do Algarve é constituído por 16 crianças dos 10 aos 12 anos – do 5º ao 7º ano de catequese da comunidade de São Paulo, no Patacão, da Paróquia de São Pedro de Faro, que participam na Jornada das Crianças com 12 adultos, seis catequistas e por seis pais. |
O bispo do Algarve presidiu ao Dia da Igreja Diocesana em Loulé, a 18 de maio, antes de viajar para Roma.
“Senti verdadeiramente ali a diocese presente, tal como aqui nestes dias em Roma”, afirmou, num vídeo para a Diocese do Algarve gravado pela Agência ECCLESIA,
“Tenho-vos a todos no coração, tenho rezado por todas as nossas comunidades, por todos os leigos, pelos nossos padres, os diáconos, as crianças, os jovens, os adultos. Particularmente, tenho tido no coração os idosos, os doentes, os mais sós, aqueles que se encontram limitados na sua saúde”, acrescentou D. Manuel Quintas.
O bispo do Algarve ofereceu ao Papa Francisco uma peça artística da autoria das irmãs Carmelitas Descalças, do mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, concelho de Faro; a comunidade fez para o Papa uma pirogravura com a imagem de São José, patrono da Igreja. Com uma coroa na cabeça, José segura na mão esquerda a tradicional flor de lírio e na direita a basílica de São Pedro, informou o jornal ‘Folha do Domingo’.
De acordo com o Gabinete de Comunicação da CEP, participam na visita ‘Ad Limina’ 20 bispos diocesanos, cinco bispos auxiliares, o bispo eleito de Beja, dois bispos eméritos e o secretário, padre Manuel Barbosa.
CB/OC