Bispos de Portugal iniciam hoje cinco dias de visita aos organismos do Vaticano
Paulo Rocha, enviado da Agência Ecclesia ao Vaticano
Roma, 20 mai 2024 (Ecclesia) – Os bispos de Portugal iniciam hoje a visita “Ad Limina” ao Vaticano, que prevê 15 reuniões, celebrações nas quatro basílicas maiores de Roma, um encontro com a comunidade portuguesa na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.
Após nove anos, o episcopado português volta a realizar a visita à Santa Sé para um diálogo com os organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastério da Santa Sé, e com o Papa Francisco e para apresentar relatórios de cada diocese e das diferentes comissões da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A visita ‘Ad Limina’ dos bispos católicos ao Vaticano decorre até ao dia 24 de maio, sexta-feira, dia em que acontece o encontro com o Papa Francisco, e foi adiada para o período posterior à Jornada Mundial da Juventude a pedido da CEP; a última decorreu em setembro de 2015.
Habitualmente realizada de cinco em cinco anos, a visita “Ad Limina APostolorum”, que significa “no limiar dos Apóstolos”, concretiza-se também na presença dos bispos de Portugal nas quatro basílicas maiores de Roma, São Pedro, São Paulo, São João e Santa Maria Maior.
“Essa visita é uma visita de trabalho, de reuniões e de contactos que os bispos fazem junto da Santa Sé e dos seus diversos organismos, dicastérios e conselhos pontifícios”, indica a CEP em comunicado enviado à comunicação social.
Em entrevista à Renascença e à Agência ECCLESIA, este domingo, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa rejeitou a ideia de que esta visita sirva para “dar contas” ao Papa, como se fosse uma “vistoria a uma multinacional”.
“Nós vamos, certamente, com vontade de ouvir, mas também levamos a nossa experiência de Igreja que é importante para o Papa, é importante para os organismos da Santa Sé que vamos visitar”, indicou.
D. José Ornelas disse que a questão dos abusos sexuais nos ambientes da Igreja Católica “não pode deixar de estar em cima da mesa”, indicando, acerca desta visita, que “não seria uma visão realista sem isso”.
“Nós vamos estar com os dicastérios que têm essa responsabilidade, o dos Bispos e o Dicastério para a Doutrina da Fé”, adiantou.
Para o bispo de Leiria-Fátima, a problemática das migrações, a situação social do país e os desafios deixados pela JMJ Lisboa 2023 são temáticas que vão marcar também a visita dos bispos de Portugal ao Vaticano.
“Os jovens não se reveem em tudo o que a Igreja diz. Falta uma linguagem comum, e estas novas linguagens não são simplesmente uma questão da tradução, mas são um modo de estar com, de fazer com que os jovens tenham uma palavra a dizer, porque são eles que têm de retraduzir a linguagem de sempre”, apontou D. José Ornelas.
Para além das reuniões de trabalho nos vários organismos da Cúria Romana, o episcopado português vai encontrar-se com a comunidade portuguesa presente em Roma, na Igreja de Santo António dos Portugueses, e o Conselho Permanente da CEP realiza, na noite do dia 23 de maio, uma reunião.
PR
Programa da Visita Ad Limina 2024
Segunda-feira, 20 de maio de 2024
Terça-feira, 21 de maio de 2024
Quarta-feira, 22 de maio de 2024
Quinta-feira, 23 de maio de 2024
Sexta-feira, 24 de maio de 2024
|