Aposta reforçada na revista «Mundo Rural» para chegar a um mundo «que precisa de esperança» Porque a comunicação social é um meio onde a Igreja deve estar presente, a Acção Católica Rural está a concluir uma reflexão em torno dos media. Um meio que cada vez mais não é indiferente às pessoas, pois surge como veículo de valores e contra valores. A evangelização mas também o pouco cuidado no tratamento de algumas notícias são exemplos de valores e contra valores, que Isabel Almeida, membro da equipa nacional da ACR e responsável na diocese de Braga pelos jovens e pré jovens, indica à Agência ECCLESIA. Remetendo-se para a comunicação social generalista, Isabel Almeida afirma que “a comunicação social deve ser encarada como instrumento de evangelização”. A responsável aponta que “há que aproveitar alguns sinais de esperança”. A revista «Mundo Rural», publicação da ACR, é disso exemplo. “Não podemos chegar a todos, mas devemos fazer-nos presentes, dentro das nossas possibilidades”. Isabel Almeida adianta que “há um espaço hoje para a nova evangelização e os meios de comunicação social têm esse espaço”. A revista «Mundo Rural» é uma publicação mensal, com uma tiragem de cerca de 8500 exemplares. Com 44 anos de publicação, a revista celebrou em Outubro de 2007 a sua Edição nº 500. A responsável regista “uma sede, ainda que por vezes errada, de notícias religiosas. Mas com esta sede vão acontecendo sinais positivos que se devem aproveitar”, indica. “O programa Ecclesia na televisão ou o trabalho da Agência Ecclesia são igualmente encarados com o sinais positivos”. Tendo como exemplo a cobertura da viagem de Bento XVI aos Estados Unidos da América, Isabel Almeida afirma que “há momentos em que a com comunicação social olha para a Igreja e de forma correcta”. Isabel Almeida afirma que quem faz do meio da comunicação social o seu dia a dia “deverá assumir a sua condição de cristão”. Quem está do outro lado, “deve saber interpretar o que recebe da comunicação social, tendo uma posição mais activa”, aponta porque a “igreja tem estado adormecida nesta área”. E este “é um desafio lançado a qualquer um”. A responsável define a revista «Mundo Rural» como uma publicação que quer chegar a um mundo “que precisa de esperança”. Um objectivo que não esquece “uma constante actualização”. Se o contexto do surgimento da publicação era o meio rural, “actualmente é menos agrário e por isso tentamos uma revitalização constante”. Chegar às camadas juvenis e à população não militante do ACR são objectivos da publicação. “Estão a ser realizadas algumas mudanças que resultam também de um trabalho de sensibilização das bases”, assume Isabel Almeida sublinhando que a publicação “tem de ser assumida pelos militantes”. “A especificidade de diferentes respostas permite chegar mais perto das pessoas”, admite a responsável do ACR. No entanto, a Igreja “deve estar sempre numa só voz”, afirma referindo que “seria interessante ter uma voz da Igreja na comunicação social”.