Diocese e Governo Regional já fizeram convite formal a Francisco
Angra do Heroísmo, Açores, 21 abr 2016 (Ecclesia) – O bispo de Angra, nos Açores, diz que será “uma grande honra” receber o Papa no arquipélago, depois de nesta quarta-feira o presidente do Governo Regional ter apresentado um convite formal a Francisco.
Em declarações ao portal informativo “Igreja Açores”, D. João Lavrador realça que, a concretizar-se, a vinda do Papa argentino será uma ocasião de festa para todos os portugueses, em particular para as comunidades açorianas, e uma ocasião para construir “uma nova esperança”.
O prelado destaca o “carisma de Francisco, que gera carinho em todas as pessoas”, crentes ou não crentes, e o seu empenho pelo bem-comum, sobretudo pelas pessoas mais carenciadas, pelas “periferias”.
“Em face das situações sociais especificas em que vivemos na nossa diocese, a sua palavra seria alentadora, de esperança e certamente, abriria caminho para a construção de um modelo de sociedade mais justa e mais integradora”, apontou.
O convite apresentado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, durante a audiência do Papa com os peregrinos em Roma, veio reforçar o convite que a Igreja Católica açoriana já tinha deixado a Francisco.
Mais concretamente em 2015, desta vez por intermédio de D. António Sousa Braga, o anterior bispo de Angra, numa altura em que foi pública a intenção do Papa argentino em deslocar-se a Portugal, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima.
JCP