Açores: Uma religiosa guarda o tesouro de São Miguel

Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres sai hoje às ruas de Ponta Delgada

Ponta Delgada, Açores, 12 mai 2012 (Ecclesia) – A imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na ilha de São Miguel, está durante todo o ano sob o olhar da irmã Margarida Borges, que sente “imensa responsabilidade” por zelar pelo “tesouro de todos os açorianos”.

“É um trabalho imenso, de muita responsabilidade, porque aqui estão os olhos e o coração de todos os açorianos e nós temos a responsabilidade de levar este Senhor a todos eles, porque estamos a cuidar do tesouro de todos nós, a imagem do Senhor Santo Cristo, que depois nos leva ao verdadeiro Senhor, Jesus de Nazaré”, afirmou a religiosa à Agência ECCLESIA.

Durante pouco mais de 24 horas, entre o meio da tarde de sábado e a noite de domingo do fim de semana das festas do Senhor Santo Cristo, quando a peça guardada no Coro Baixo do Convento da Esperança, na cidade de Ponta Delgada,  é exposta à veneração dos fiéis e percorre as ruas da cidade, a irmã Margarida entrega a responsabilidade da peça à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

A religiosa deseja que a imagem regresse ao seu altar, no Santuário do Senhor Santo Cristo, mas reconhece que é “bonito” o encontro do rosto de Jesus sofredor com as pessoas, o que acontece uma vez em cada ano.

“É uma experiência muito bonita, muito impressionante, ver as pessoas passar diante da imagem, as lágrimas a caírem… Vê-se que as pessoas encontram-se com o Senhor, naquele momento”, referiu.

Durante todo o ano, das 17h30 às 18h30, é possível visitar o Coro Baixo do Convento da Esperança, onde está o Santuário do Senhor Santo Cristo, e ver de perto o rosto do Ecce Homo (“Eis o Homem”, a imagem de Jesus Cristo sofredor, flagelado e com a coroa de espinhos, exposto pelo governador romano Pôncio Pilatos para ser julgado pela multidão), aonde acorre “muita gente, cada vez mais”, assinalou a irmã Margarida.

“As pessoas vêm aqui com as suas aflições, as suas alegrias, e temos de fazer com que elas se encontrem com o verdadeiro Deus, com o verdadeiro Senhor Santo Cristo, porque fora dele a vida não tem sentido”, frisou.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres são a maior manifestação de religiosidade popular na ilha açoriana de S. Miguel, reunindo milhares de peregrinos do arquipélago e de todas as partes do mundo onde estão emigrados, nomeadamente na América do Norte.

A irmã Margarida apresentou esta sexta-feira a capa que vai obrir a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres na procissão que se realiza no domingo: trata-se de uma capa em veludo bordada em Espanha, oferecida em 2011 em cumprimento de uma promessa, que tem como motivos uvas, espigas, trigo e um pelicano.

A imagem do Senhor Santo Cristo foi oferecida pelo Papa Paulo III (que exerceu o pontificado entre 1534 e 1549) ao primeiro grupo de religiosas que quis fundar um convento em S. Miguel, tendo-se deslocado a Roma para pedir a respetiva autorização.

A primeira procissão em honra do Senhor Santo Cristo aconteceu em 1700, realizando-se anualmente no quinto domingo depois da Páscoa.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR