Igreja Católica local avança ainda que entre 2011 e 2012 registaram-se no arquipélago «menos 143 batismos» e «64 casamentos católicos»
Angra do Heroísmo, Açores, 07 mai 2014 (Ecclesia) – Os últimos dados avançados pela Diocese de Angra sobre a vivência católica no arquipélago, referentes ao período entre 2011 e 2012, apontam para uma diminuição da percentagem de fiéis e do número de batismos e casamentos.
De acordo com o mais recente boletim eclesiástico da região, publicado pelo gabinete de informação diocesano, “a população açoriana continua a ser maioritariamente católica, embora se tenha registado uma ligeira diminuição de 91,4 para 85,9 por cento”.
Por outro lado, de um ano para o outro, aconteceram “menos 143 batismos” e menos “64 casamentos católicos”.
A Igreja Católica local realça, “em contrapartida” a subida do “número de crianças, jovens e adolescentes que fizeram a primeira comunhão, comunhão solene e crisma, respetivamente”.
“No ano de 2012, 2633 crianças celebraram a primeira comunhão (mais 99 que em 2011); 2718 celebraram a profissão de fé (mais 400) e 2681 realizaram o crisma (mais 226)”, avança a Diocese de Angra.
O estudo estende-se também ao plano sociocaritativo, à análise das respostas e apoios que são concedidos às populações, aos mais carenciados, aos doentes, aos idosos e às crianças.
Neste âmbito, “o número de creches mais do que duplicou, passando de sete para 15, tal como o número de casas para pessoas idosas, doentes crónicos ou deficientes, que passou de duas para seis”.
Cresceu também o número de “centros sociais e paroquiais bem como as irmandades e confrarias”, soluções “de proximidade” que segundo o documento asseguram uma “ajuda mais eficaz” às comunidades.
GIDA/JCP