Organismo católico assume preocupação com impacto da crise
Angra do Heroísmo, Açores, 20 mar 2023 (Ecclesia) -O Serviço para a Pastoral Social da Diocese de Angra apelou, na sua mensagem pascal, à identificação de situações de pobreza no arquipélago dos Açores, para acorrer a famílias em dificuldades em cada comunidade paroquial.
“As situações de pobreza em que vivem cerca de um terço dos açorianos de todas as faixas etárias, devem preocupar todas as comunidades cristãs para que algo mude à nossa volta”, refere o organismo católico, citando uma passagem da mensagem para a Quaresma do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
O Serviço Diocesano da Pastoral Social, citado pelo portal ‘Igreja Açores’, recomenda que se “proceda a um levantamento das famílias que passam por dificuldades para que, com o empenho dos cristãos, se encontrem respostas para satisfação das necessidades básicas e, em conjunto, promovam a sua dignidade e integração social”.
A nota, enviada também à Agência ECCLESIA, recorda as “dificuldades por que passam tantas famílias dilaceradas e sem teto nos territórios em guerra e em vastas regiões devastadas pelas calamidades, pela fome persistente e pela miséria escandalosa”.
O organismo católico alerta para os “aumentos de juros e o agravamento das prestações que ameaçam a insolvência de muitas famílias e até a eventualidade de terem de entregar as casas ao banco”.
A mensagem conclui com a “certeza de que é possível e necessário construir um mundo melhor e mais solidário”.
OC